Inovação: conhecendo o método Canvas

Inovação: conhecendo o método Canvas

Você tem espírito empreendedor? Você está sempre pensando em como criar valor e construir novos negócios, ou em como aprimorar ou transformar sua organização? Você busca encontrar novas maneiras de fazer negócio para substituir formatos antigos e ultrapassados? Se suas respostam foram positivas diante das perguntas acima você é um visionário, e seu pensamento inovador e revolucionário precisa ser aprimorado. Falarei neste artigo um pouco sobre o método Canvas, uma ferramenta para inovação de modelos de negócios.

Essa ferramenta pode ser utilizada na criação de uma nova empresa ou em uma organização centenária, basta que seus gestores estejam dispostos a pensar colaborativamente em busca de novas soluções para os seus problemas. O Canvas tem como principal objetivo estruturar um modelo inovador de plano de negócios, trazendo praticidade e principalmente dinamicidade na análise das organizações.

Utilizando os conceitos do Design Thinking, este framework apresenta nove blocos que apresentam os seguintes títulos: Segmentos de Clientes, Proposta de Valor, Canais, Relacionamento com Clientes, Fontes de Receita, Recursos Principais, Atividades-Chave, Parcerias Principais e Estrutura de Custos. Para iniciarmos a preparação de um bom plano de negócios, é fundamental que todos tenham a compreensão do que realmente é um modelo de negócios, feito isso é possível iniciar sua viagem pelo modelo Canvas, ali você poderá analisar e até mesmo testar suas estratégias antes de colocá-las em prática no mundo dos negócios.

gmc-canvas-lr

O quadro do Canvas é dividido em dois hemisférios, que se igualam ao cérebro humano, o lado esquerdo refere-se a questões mais lógicas e o lado direito trata dos assuntos emocionais, assim, a complementação das duas partes é o que irá apresentar o resultado final. Uma dica muito importante é que o modelo de negócios não é o seu negócio, este é um método para ser questionado em grupos, testes e interações são cruciais para que se obtenha sucesso na execução das estratégias propostas.

curso-onlineAo iniciar o processo visualize o quadro como uma tela de um artista. Quando um artista inicia uma obra, ele tem uma ideia vaga, não uma imagem exata do que irá aparecer em sua tela, assim as ideias surgirão sequencialmente a partir do início. Como disse Pablo Picasso, “eu começo com uma ideia e então ela vira outra”, ele tinha a certeza que suas ideias evoluiriam para algo novo ao serem aplicadas.

Nossas vidas estão cada vez mais agitadas, somos diariamente bombardeados por milhões de informações, e mesmo assim parece que tudo que vemos ao nosso redor está cada vez mais parecido, as novidades parecem distantes. Pense em você, o que você fez de novo nos últimos anos, meses ou dias, acabamos andando no automático e assim não produzimos nada de novo. Essa é uma excelente ferramenta para buscarmos a diferenciação, para deixarmos de lado as conversas sobre inovação e colocarmos a mão na massa.

Esse método vem sendo aplicado pelas grandes corporações mundiais, e minha dica fica sendo o Livro Business Model Generation (Inovação em Modelos de Negócios), que aliás, foi a referência que utilizei para poder introduzir este assunto a todos vocês. Boa leitura e não esqueçam “inovação é o que distingue um líder de um seguidor”, Steve Jobs.

canvas

Marcus Tonin

Sócio da Candoo Comunicação e Branding e Consultor de Marketing pelo Sebrae. Apaixonado pela comunicação, que ainda acredita que esta deva ser realizada pelas pessoas, e não por seus meios.

3 thoughts on “Inovação: conhecendo o método Canvas

  1. Eu não conhecia o método Canvas para a estruturação de ideias de negócios. Conhecia como base, os mapas mentais e fluxogramas, mas esse método apresentado é muito interessante.

    Gostei, é algo novo e parece ser bastante eficiente por unir o lado “racional x emocional” de um projeto, ao conhecer a Persona, e o modo como executar algumas atividades para gerar mais impacto em qualquer nicho de mercado.

    Excelente conteúdo!

    Sucesso!

    [Reply]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *