Líder Coach – Supere expectativas e obtenha mais resultados (Parte I)

Líder Coach – Supere expectativas e obtenha mais resultados (Parte I)

Jack Welch, um dos maiores gestores do nosso século, há alguns anos antecipou uma das principais transformações do universo empresarial: “No futuro, todo líder será um coach”. Hoje o mercado demanda cada vez mais por líderes coaches, capazes de produzir resultados cada vez mais elevados e de forma efetiva.

Você é um líder coach? Quer se tornar um? Nesta série sobre o assunto, vamos entender o que é o líder, quais as principais características e habilidades deste profissional e como se tornar um líder capaz de superar expectativas. Prepare-se para se tornar um líder efetivo!

O que é líder coach?

O líder coach é aquele que utiliza dos princípios do coach para obter resultados mais efetivos. Ele volta-se para sua equipe, buscando identificar o que faz com que cada profissional tenha um maior desempenho e, mapeando as necessidades dos indivíduos, seus defeitos e talentos, suas habilidades e seus potenciais, ele é capaz de direcionar o melhor das pessoas superando expectativas e obtendo melhores resultados. O líder coach acredita que todos tem potencial para elevar o nível de resultados e os direciona continuamente a isso. Ao aplicar-se no amplo desenvolvimento deste capital humano, o líder coach é capaz de aumentar o engajamento e a motivação, proporcionando maior elevação de performance e produtividade.

Ao contrário do coach tradicional, o líder coach não oferece sessões formais para seus colaboradores. Ele apenas utiliza as competências desta prática dentro das organizações para elevar sua capacidade e de sua equipe no relacionamento, na tomada de decisões e nas mais diversas áreas.

Como uma escola prática de desenvolvimento

Diferente dos gerentes e gestores preocupados muito mais com os números, com as tarefas e os processos, o líder coach compreende que, em qualquer organização, a melhor maneira de elevar resultados é potencializando as pessoas, direcionando os profissionais para este aumento de desempenho constante. É fundamental que o líder proporcione desenvolvimento contínuo ao seu time. Não adianta cobrar performances e resultados sem antes oferecer as ferramentas e o conhecimento necessários para se atingir as metas propostas. Para o líder coach, compreender que os seus resultados e de sua empresa dependem do bom desempenho de cada um dos colaboradores e líderes – e saber utilizar e potencializar as habilidades de cada um – é liderar para o resultado.

Autoconhecimento e autodesenvolvimento são buscas constantes para este líder. Ele sempre está disposto a aprender e entende que novas ideias e soluções podem partir de qualquer lado e encoraja um fluxo livre em todos os níveis da empresa. Para ser líder é preciso ir além das barreiras tradicionais. O líder coach faz de seu dia a dia uma escola de aprendizado constante e entende que um dos papéis dos líderes é desenvolver pessoas acreditando que, para serem efetivas e performáticas, as pessoas devem se tornar líderes em suas práticas diárias e busca direcioná-las e desenvolvê-las para as habilidades e comportamentos necessários.

“Esperar que uma pessoa nasça com todas as ferramentas necessárias para liderar não faz sentido com base no que sabemos sobre a complexidade de grupos e processos sociais. A realidade mostra que a liderança é em sua maior parte desenvolvida” (Ronald Riggio – professor do Claremont McKenna College – EUA).

O resultado vai muito além de obtém uma equipe mais preparada e de elevada performance. As práticas do líder coach fazem surgir uma escola de liderança onde todos se tornem atores do desenvolvimento contínuo e dos resultados efetivos. Ele faz das empresas o que Peter Senge – autor do Best seller “A Quinta Disciplina” – chamou de Learning Organization (organizações que aprendem):

“Uma organização que aprende é um grupo de pessoas que aperfeiçoam continuamente a capacidade de criar o seu futuro, mudando o ser humano para que produza resultados que lhe interessam e realize coisas que lhe são importantes”.

O líder coach lidera pelo exemplo

Nada influencia mais do que o exemplo! O líder coach compreende que a melhor forma de influenciar pessoas é tornar-se o modelo de comportamento que deseja ver nos outros. Todos nós gostamos de ser influenciados por pessoas que nos inspirem, que apresentem as habilidades e os comportamentos necessários para obter grandes resultados. Se um líder cobra comprometimento de seu time, mas não se mostra comprometido, muito provavelmente não inspirará as pessoas a elevar suas performances. O líder coach é o modelo capaz de causar grande impacto tanto na vida profissional como pessoal justamente por inspirar pessoas, influenciando-as positiva e ativamente através de seus próprios comportamentos. Desta forma, o líder coach é capaz de promover um nível muito mais profundo de cooperação e engajamento. Ele se torna exemplo por estar continuamente buscando sua melhoria e excelência.

“Nada é tão contagioso como o exemplo” (François La Rochefoucauld).

O tempo todo nós estamos influenciando pessoas através do nosso comportamento, da forma como lidamos com as mais diferentes questões da vida e a maneira como nos apresentamos diante das pessoas. Cabe a nós decidir a maneira como vamos influenciar essas pessoas. Essa será a maneira como seremos percebidos.

No próximo artigo da série vamos explorar um dos princípios fundamentais para se tornar um líder coach: a importância da definição de metas e objetivos.
Até o próximo post!

José-de-Assis

0

José de Assis

Consultor de comunicação e endomarketing, tem como motivação diária superar desafios. Apaixonado por pessoas, música e pelo Atlético Mineiro, acredita na geração de ideias como o maior instrumento transformador de uma sociedade.

4 thoughts on “Líder Coach – Supere expectativas e obtenha mais resultados (Parte I)

  1. Muito bom este artigo hem, gostaria que todos os líderes, empresários, diretores… Mantivessem na memória ao menos esta frase: ” Não adianta cobrar performances e resultados sem antes oferecer as ferramentas e o conhecimento necessários para se atingir as metas propostas. ”
    Pensar, planejar e agir pessoal!!!

    0

    [Reply]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *