O tempo do nosso século já não é o mesmo das gerações anteriores. Vivemos na era da rapidez e os dias parecem cada vez mais curtos, enquanto as responsabilidades, em contrapartida, parecem só aumentar. Carreira, família, reuniões, exigências por resultados, decisões e mais decisões e nos vemos tão perdidos em meio a tantas informações que não sabemos por onde começar, qual o próximo passo ou o caminho que devemos escolher. A falta de tempo nos parece mais real e compartilhada nesse século que qualquer outra coisa e obter resultados nestes cenários, é uma tarefa um tanto desafiadora, não é mesmo?

Qual seria, então, a solução milagrosa capaz de trazer os resultados que queremos em meio a todo esse caos? Devo dizer que não há milagre quando se trata de obter melhores resultados. Mas não se assuste. A solução existe e traz as ferramentas necessárias capaz de transformar velhos conceitos: o coaching. Esse processo veio para organizar nossa bagunça mental, remodelar a correria do dia a dia e, principalmente, nos direcionar para o que realmente fará a diferença em nossa vida.

Certamente você já ouviu falar em coaching em algum lugar e muito provavelmente ainda se pergunta sobre o que esta palavrinha quer dizer. Pois, chegou a hora de descobrir. Convido você a conhecer esse processo, tão fundamental a pessoas e empresas.

O que é o coaching?

Conceitualmente, segundo os master coaches Villela Da Matta e Flora Victória, coaching é um processo para a elevação de performances de um indivíduo, time ou empresa. Ele se constitui através da parceria entre o coach (profissional habilitado) e o coachee (cliente), aumentando e potencializando os resultados positivos através da utilização de metodologias, ferramentas e técnicas específicas e cientificamente validadas. Sim! O coaching tem suas metodologias sistematicamente testadas e comprovadas e se consolida como um processo eficaz para a realização de metas e objetivos. Todo processo de coaching deve ser muito bem definido, com princípio, meio e fim e seu foco direcionado para o futuro, para o resultado que você quer obter.

coachingO processo permite identificar, por meio desta parceria (coach e coachee), o estado atual do cliente, onde ele se encontra, quais resultados que ele está obtendo atualmente e quais os resultados que ele deseja obter, aonde ele quer chegar (o estado desejado). Uma tarefa aparentemente simples a primeira vista, certo? Simples? Vivemos em um tempo em que a maioria das pessoas não sabem aonde querem chegar e muitas delas, ainda não pararam para identificar aonde elas se encontram. Acontece que, quando não definimos claramente este estado desejado, acabamos gastando muita energia em coisas que não vão nos trazer a satisfação e a realização que desejamos. Muitas vezes, por não nos direcionarmos corretamente, nos perdemos nas inúmeras atividades cotidianas. O dia termina e no final ficamos com a sensação de que nada foi feito. Se você já viveu esta experiência sabe exatamente o que estou falando. Isso acontece por não sabermos focar no que é necessário tentando resolver tudo ao mesmo tempo. Grandes executivos já perceberam que ser múltiplo não é fazer muitas coisas ao mesmo. Isso muitas vezes só faz com que você não consiga manter o foco em nenhuma delas. Como disse Samuel Smiles “O caminho mais curto para conseguir fazer muitas coisas é fazer uma de cada vez”. E saber para onde está indo é a melhor maneira de definir os passos necessários para a obtenção de resultados efetivos.

Autoconhecimento para resultados efetivos

Já dizia o filósofo Sócrates, “conhece-te a ti mesmo”. Muito além de identificar estados atuais e desejados, o coaching leva o cliente a uma maior compreensão do seu potencial, auxiliando-o na busca de novas percepções e entendimentos e proporcionando a ele identificar as alternativas e opções que o direcione aos melhores resultados. E não importa se o seu objetivo é pessoal ou profissional, se você quer elevar suas performances de carreira ou se deseja melhorar os relacionamentos e a qualidade de vida. O coaching pode auxiliá-lo a obter os resultados desejados e torná-los muito mais efetivos. Isso porque, é um processo de acompanhamento contínuo que visa elevar o potencial dos indivíduos, sempre direcionando o coachee à ação. A questão não é buscar no passado o que o está impedindo de obter os resultados que você quer ter, mas identificar no próprio indivíduo que ações efetivas devem ser feitas, a partir de agora, para obter esses resultados. Isso o direciona a compreender:

– Quais comportamentos preciso desenvolver para elevar minha performance?
– Que habilidades devo criar/elevar para melhorar meu desempenho?
– O que eu posso fazer de diferente para obter os resultados desejados?

Você é responsável pelo seu próprio sucesso

Outro princípio fundamental do coaching é o senso de responsabilidade. Perceba que as perguntas anteriores levam sempre o coachee a assumir a responsabilidade pelo seu destino. Você já parou para pensar por que algumas pessoas conseguem obter grandes resultados em suas ações, enquanto outras (muitas vezes com os mesmos conhecimentos e características) nem chegam perto? A questão está em assumir a responsabilidade sobre a própria vida. O que proporciona sucesso às pessoas não é somente definir metas e objetivos claramente, mas compreender que cada um é o único responsável pelo resultado obtido. Pessoas bem-sucedidas se tornam efetivas no que fazem porque assumem as rédeas da própria vida, controlando seus estados mentais e mudando seus destinos. Quando você assume essas rédeas, automaticamente procura por alternativas aos problemas e obstáculos que enfrenta, caminhando para o melhor que podem ser. Isso faz com que se tornem cada vez mais independentes e proativos, capazes de criar seus próprios cenários para a vida que idealmente querem ter.

E aqui vai uma lição atemporal de um dos maiores coaches do mundo, Anthony Robbins:

“Veja, na vida, muitas pessoas sabem o que precisa ser feito, mas poucas realmente tomam uma atitude. Saber não é o bastante! É preciso entrar em ação.”

Entenda um pouco mais através do infográfico que a Sociedade Brasileira de Coaching elaborou sobre o assunto:

Coaching – Entenda esse Processo

banner clique
The following two tabs change content below.

José de Assis

Consultor de comunicação e endomarketing, tem como motivação diária superar desafios. Apaixonado por pessoas, música e pelo Atlético Mineiro, acredita na geração de ideias como o maior instrumento transformador de uma sociedade.