Alguns padrões enrijecem sua criatividade. São padrões que manipulam suas ações tornando seu raciocínio dependente desse conjunto, ocasionalmente malquisto. Malquisto ao senso crítico, pois, com o uso de padrões, quando você crê que está analisando uma situação de um modo diferente , notará o quão pouco conseguirá mudar, inovar, destacar-se. E mudar pra quê? Mudar o quê? Mudar seus raciocínios de fronte o mundo, por que não?

4700343280_d1714d9b3d_bSou da área de criação e me encontro nesse conflito em cada passo dado, em cada relacionamento que me comprometo. E por qual razão? Pelo motivo de que, para se criar algo, é benéfico pensar diferente, pensar pelo olhar do outro. Esse é o “para quê” do “o quê”: desacatar para inovar. E desacatar as regras, aqui, carrega em si o significado de transgredir seus padrões mais simples. Aqueles que sempre lhe conduzem pelo mesmo caminho de casa ao trabalho, por exemplo. São esses parâmetros que comunicam a você que, ir aos mesmos lugares é a melhor escolha, e, por consequência, resultam em experiências iguais. Essas mesmas experiências podem até lhe proporcionar grandes confortos e bem-estar, entretanto, é possível que haja a falta de adrenalina. É por conta dela que em diversas situações de inovação, quando estamos abertos às novas experiências e percepções, libera-se uma dose de dopamina, que faz você se sentir a pessoa mais viva do mundo.

Não leia este texto e saia por aí querendo ser o revolucionário, ou transgredindo tudo aquilo que há em sua volta, destruindo ou fazendo mal a alguém. Leia esse mero composto de frases e conteste. Reflita sobre os seus padrões de decisão. Eles continuam dando resultados? Os mesmos resultados?

Pense bem. Para ser criativo eu não posso ler os mesmo livros, ou assistir os mesmo filmes. Desse modo eu pensarei somente as mesmas coisas. Não verei a situação por outro ângulo.

Já ouvi gente dizer que gosta de surpresa e que sempre espera por uma. Mas, como ser surpresa se você está a aguardando? Uma boa maneira de se surpreender é mudando um modo comum, estagnado, de pensar, e, assim, agir por novos ares.

Mude uma regra de seu dia. Levante mais cedo – ou mais tarde. Ligue para um(a) colega que não vê há tempos. Viaje para aquela cidade que você diz não ter nada de interessante e, acredite fielmente que o diferente feito por você ajudará a estimular sua criatividade. Pois, independente de trabalhar com ela ou não, essa criança aguçada que há dentro de todos nós é a responsável por grandes façanhas históricas.


 

banner clique
The following two tabs change content below.

Marcos Holanda

Curioso. Inconstante. Inconformado. Seria interessante me conhecer um pouco mais pelos meus textos, eles representam parte de mim. Então, boa leitura!