Converter prospects em clientes nas mídias sociais dá trabalho. Além disso, o trabalho de um profissional de marketing não termina quando você fecha a venda. Embora seu prospect,  usuários de mídias sociais, comprem de você uma vez, não significa que estes vão comprar de você novamente, a menos que seu produto ou serviço cumpra a promessa final de forma 100% efetiva. O problema é que no mundo de hoje sempre conectado, um comentário ruim ou discurso mal visto nas mídias sociais pode influenciar diretamente no seu produto final. Conquistar prospects ou gerar uma vantagem através das plataformas de mídias sociais é apenas o início do processo de vendas que não está totalmente realizado até que eles façam a sua primeira compra. Ainda mais importante é fidelizar o cliente, fazendo-o a comprar novamente de você e disseminar bons comentários sobre seus produtos para sua família e amigos, porque é aí que está o maior impacto das mídias sociais.

Como resultado, os meios de comunicação social, a conversão é um processo contínuo que requer refinamento iterativo.

Para converter prospects de mídia sociais em clientes, é preciso ter em mente alguns pontos:

  • Saiba quem são os seus clientes potenciais: pense além do comprador em si. Considere também formadores de opinião, tomadores de decisão, o usuário final, conexões e público em geral nas mídias sociais. Para isso, considere criar personas de marketing e personas consumidores, usuários de mídias sociais para ajudar a conhecer melhor o seu mercado-alvo e facilitar a criação de conteúdo efetivo para estes.
  • Ofereça úteis e relevantes informações que seus prospects e clientes procuram. Pule o discurso clichê de marketing promocional, porque os consumidores não confiam nisso. Em vez disso, forneça o conteúdo que eles procuram em linguagens simples, fáceis de entender. Especificamente, dê-lhes informações úteis sobre o produto, respostas às suas perguntas relacionadas ao mesmo, demonstrando como eles podem usar e personalizar de seus produtos, e forneça avaliações de clientes e comentários. (Lembre-se, se você não fizer isso, eles vão procurar outro canal para obter o input que querem.)
  • Apresente as qualidades de destaque da sua oferta. Torne seus produtos e serviços em VIPs exibindo suas características mais favoráveis. Procure destacar seu melhor lado. Os clientes precisam de informações tanto de pré-compra e pós-compra, pois se o produto não é usado, os clientes não vão ser conquistados, e assim, não irão comprar de você novamente.
  • Inclua contextualmente relevantes, call-to-actions para motivar seus prospects a agir. Não considere que os visitantes vão dar o próximo passo sem um empurrão. Além disso, eles podem querer visualizar o conteúdo várias vezes em diferentes contextos antes de estarem prontos para finalizar a comprar. Então, incorpore diferentes call-to-actions para motivá-los a realizar a compra.
  • Crie landing pages específicas para seus call-to-actions. Incorporar conteúdo criativo para chamar atenção de prospects é parte do mesmo processo. Na medida em que seus recursos permitem, desenvolva landing pages mais segmentados.
  • Mensure resultados para seus objetivos de negócio. Isso significa determinar as métricas de modo que eles estão alinhados com seus objetivos ao invés de coletar qualquer informação disponível depois de executar o seu marketing. Além disso, verifique se as suas análises podem capturar informações úteis em cada etapa do processo.
  • Melhore os resultados por meio de testes. Continue a testar usando o A / B ou multivariados testes para cada aspecto de seu processo de conversão para determinar onde você pode melhorar os resultados.

Conversão em mídias sociais é um contínuo, árduo trabalho sempre em andamento que resulta em aprendizagens graduais em cada campanha. É necessário a repetição do processo para melhorar a eficácia nos resultados em diferentes plataformas, contextos e mudanças ao longo do tempo.

Trate isso como uma ciência, uma teoria, faça testes. Descubra o que funciona e aplique. Se não funcionar, mude!

Marcella-Gielfi

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Marcella Gielfi

Entusiasta da gestão do conhecimento, CAPM e White Belt, atua com foco em gestão de equipes e projetos digitais, integrados e multi-plataformas, além de consultorias na área e curadoria de conteúdo.