Quem depende da criatividade para trabalhar ou para realizar alguma tarefa durante o dia sabe o quanto é importante mantê-la sempre ativa. Mas, infelizmente não é sempre que podemos contar com a presença e o dinamismo de ideias excitantes. A mente cansa, o corpo grita, os pensamentos voam, mas a criatividade…ah, essa está longe!

O processo criativo não pode ser escrito como uma receita de bolo, afinal, o que funciona bem para uns, pode não funcionar tão bem para outros. Mas não se preocupe, se você está lendo esse artigo com a esperança de que iremos lhe dar uma mãozinha a respeito do tema, você está certo. Separamos algumas dicas que podem te ajudar a superar o famoso bloqueio criativo que tanto assombra as vésperas da entrega daquele tal projeto que clama por inspiração.

Você tem reservado tempo para relaxar?

Pode parecer utópico, porém é necessário. Permita-se relaxar durante o dia. A ansiedade é prejudicial para qualquer ocasião. Enquanto você não se permitir desligar um pouco o modo automático de trabalhar e não reservar um momento para espairecer, muito provavelmente sua mente irá se cansar e com isso, a criatividade começa a fazer falta.

Busque novas formas de fazer acontecer

Quando batemos na mesma tecla por muito tempo e sentimos que as ideias continuam bloqueadas, a melhor saída é buscar outra saída. Já parou para pensar que quando isso acontece o erro pode estar na forma de como você está lidando com a situação? Mude! Mude a forma de pensar, permita-se exagerar, extrapolar, inventar e viajar. Por mais que as ideias mais extravagantes não caibam no seu projeto, de certo elas ativarão ideias que possam fazer muito sentido

Converse com outros profissionais, principalmente de outras áreas

Sair um pouco do seu ambiente cotidiano pode ajudar muito no seu processo criativo. Converse com diversos tipos de profissionais independente da área em que atuam. Muitas vezes, uma visão diferente da que você e seus colegas de profissão estão acostumados a  enxergar pode ser o ponto chave para uma nova fonte de inspiração. As boas ideias estão espalhadas por todas as partes, baste estar aberto para captá-las.

Fuja das regras

Não fique preso a regras pré-estabelecidas para fazer algo criativo. Uma metodologia de criação pode ser muito útil, mas não se limite a ela. Não tente recriar algo que já funcionou seguindo um passo a passo de sua realização. Criatividade e liberdade caminham juntas, portanto não se prenda a moldes.

Não se esqueça do ócio criativo

Segundo o sociólogo Domenico de Masi, o ócio criativo é uma proposta que visa unir atividades como trabalho, tempo livre e estudo, ou seja, ele é alcançado quando trabalhamos, nos divertimos e aprendemos ao mesmo tempo. Ficar trancado em uma sala por horas seguidas não garante que seu foco excessivo lhe traga a criatividade que procura. Proponha um tempo livre para que a criatividade possa trabalhar de forma natural, sem ter que ser obrigada a isso.

Como disse no início do texto, o tema ativação da criatividade é muito relativo e pessoal. Talvez as dicas aqui apresentadas não façam muito sentido para você, mas talvez possam te dar uma luz para criar a sua própria solução para vencer o bloqueio criativo.

Que outras práticas você pratica ou sugere para superar o bloqueio criativo? Compartilhe com a gente!

Fonte da imagem de destaque: http://bit.ly/18ttEke

mariana_mel

banner clique
The following two tabs change content below.

Mariana Melissa

Gestora de pessoas e Coordenadora de projetos at Ideia de Marketing
Graduada em Marketing e Gestão de Recursos Humanos, é apaixonada pela arte da escrita e pelas relações pessoais. Já trabalhou com comunicação interna, redação e marketing. Atualmente é Gerente de Projetos na agência Target Mais e está a frente dos projetos internos do Ideia de Marketing atuando como gestora de pessoas e conteúdo. marianamelissa.s@gmail.com