Existem várias ocasiões que são solicitados de nós, analistas de mídias sociais, relatórios específicos sobre o progresso de gestão de marcas em sites de redes sociais. Seja para avaliar uma promoção, uma crise, ou o próprio monitoramento de curto, médio e longo prazo.

Porém, muitas vezes, podemos deixar informações relevantes de fora. Nunca ninguém chegou para mim mostrando um modelo de como estes relatórios devem ser feitos. No entanto, após realizar algumas pesquisas e acrescentar um pouco de feeling, conclui que devemos mapear e apresentar de forma clara as informações importantes sobre a marca envolvendo dois itens: quantidade e qualidade.

socia-mediaInformações como comentários, posts, alcance são fornecidas através de um panorama de quantidades. Conheça os hubs, indivíduos que tem mais conexões, que disseminam as informações. Além disso, visite e acompanhe os concorrentes. Não para fazer igual, mas para pensar em estratégias que irão transformar o seu cliente em líder no segmento nas redes sociais.

Separe as mídias onde a marca está presente. Informe a quantidade de postagens, manifestações positivas e negativas dos curtidores/seguidores, compartilhamentos, retweets. Não deixe de informar a visibilidade e o alcance que o conteúdo teve.

No momento que estiver enfrentando uma crise de imagem, conheça os embaixadores da marca, que estarão no ambiente online (e também offline) defendendo o posicionamento da empresa. Faça um levantamento dos assuntos comentados por quem insiste em colocar mais lenha na fogueira.

Seja um profissional determinado e proponha sempre mudanças, estratégias, planos para melhorar a comunicação nas redes sociais. Tenha metas e corra para alcançá-las.

Tendo estas informações, você estará pronto para organizar e apresentar um bom relatório ao cliente. Lembre-se, principalmente, de encorajar o empresário a continuar com o trabalho!

banner clique
The following two tabs change content below.

Alison Marques

Viciado em compartilhar conhecimento. É Especialista em Linguagens e Mídias Digitais, jornalista, palestrante e social media.