A grande maioria dos estrategistas de marketing já perceberam que o maior benefício de colocar as mídias sociais em seu planejamento estratégico é estar onde seus consumidores trocam informações. Um bilhão de pessoas estão conversando no Facebook. E discutem tudo, desde um filme que viram na noite anterior até o péssimo atendimento que vivenciaram no SAC das empresas. As marcas podem sentar e assistir as pessoas falando de seus produtos e serviços ou podem participar da discussão e ser um agente ativo na formação da imagem da marca.

Se você é um empresário ou profissional de marketing que ainda não desenvolveu estratégias em mídias sociais, talvez seja interessante elaborar uma estratégia de escrita. Através dela, você vai evitar armadilhas comuns nessa estrada.
Para desenvolver uma estratégia eficaz, você precisa responder a estas nove perguntas:

1. Qual é o seu mercado-alvo?

Esta pergunta parece fácil, mas você ficaria surpreso com quantos empresários não sabem qual é seu mercado-alvo. Dedique-se a essa tarefa com afinco. Se você já conhece seu mercado-alvo pense também em mercados adicionais. Por exemplo: se você vende sapatos femininos, já pensou em desenvolver uma estratégia específica para vendê-los às mulheres mais gordinhas?

Uma vez que você tenha determinado seu público-alvo, você já sabe em quais redes sociais encontrá-los? Descubra isso e estabeleça uma estratégia de abordagem para seu público-alvo. Nada de se tornar um mero vendedor insistente, você precisa de uma estratégia.

2. Quem é você?

Você realmente entende o que sua organização faz? Você entende como seu produto ou serviço beneficia o consumidor? Em treinamentos, muitas vezes, fica visível que alguns empresários não entendem essas questões e é sempre difícil promover algo que a gente não entende.

3. O que você está tentando realizar?

Há uma razão que o fez escolher usar mídias sociais como parte de sua estratégia de marketing: qual é? Você está tentando lançar um novo produto? Você está tentando aumentar vendas? Você está tentando criar a conscientização da marca? Seja qual for sua razão, é preciso definir metas específicas e mensuráveis que irão ajudá-lo a determinar o sucesso de sua campanha nas mídias sociais.

4. Quem vai criar, implementar e gerir sua campanha?

Algumas empresas são grandes o suficiente para pagar uma equipe de mídia social que é composta por profissionais de marketing em todos os níveis. O executivo desenvolve a estratégia; o gerente sênior a implementa e os analistas gerem as tarefas do dia a dia, postando atualizações e respondendo aos membros da comunidade. Outras organizações terceirizam uma ou todas essas tarefas. Independente do que você escolher, os funcionários (ou terceiros) devem ter amplo conhecimento em mídias sociais e devem ser apaixonados por construir e manter relacionamentos.

5. Quais ferramentas você irá utilizar?

Há centenas de ferramentas de mídias sociais no mercado – muitas de uso livre. Algumas ferramentas que você pode considerar são blogs, o próprio site da empresa, sites de compartilhamento de vídeos, ferramentas de gerenciamento de conteúdo e de monitoramento, aplicativos desenvolvidos para smartphone ou tablet e as ferramentas de curadoria de conteúdo.

6. De onde virá o conteúdo?

Muitos empresários dizem que se sentam junto a seus computadores e ficam pensando sobre o que postar na página de negócios da empresa, sem chegar a uma conclusão. Isso acontece porque não estabeleceram uma estratégia de mídias sociais antes de a adicionarem à estratégia de marketing. Se tivessem feito isso, decidir o que postar não seria problema.

Estabelecer uma estratégia de marketing de conteúdo como um adendo à estratégia de mídias sociais é sempre um bom conselho. Esta estratégia irá incluir um plano para o desenvolvimento dos temas dos posts e um calendário. O conteúdo postado deve ser uma boa mistura do próprio conteúdo da empresa (blogs, fotos, vídeos, artigos promocionais) e conteúdo de terceiros. Antes de postar você deve sempre se perguntar: Será que minha comunidade vai achar esse conteúdo útil, informativo ou divertido?

7. Quais metas irá estabelecer?

Estabeleça objetivos de curto prazo (3-6 meses) e de longo prazo (1 ano ou mais). Considere como marcos os lançamentos de produtos ou as grandes iniciativas empresariais.

8. Como você irá medir seu progresso?

Fazer isso é extremamente importante, especialmente se existe um chefe a quem responder. Mas é de grande valia principalmente para que você entenda como a estratégia de mídias sociais está se desenrolando. Você desejará saber como está sendo seu progresso e então construir atividades que funcionam melhor e descartar aquelas que não têm dado certo e feito sua empresa perder tempo e dinheiro.

Use o Bit.ly ou qualquer outro produto similar para encurtar as URLs e controlar os cliques em links que você postou nas mídias sociais. Esse tipo de ferramenta vai ajudar a controlar quantas vezes seu conteúdo foi compartilhado e também o nível de engajamento com seu conteúdo. E, claro, você também deve querer mensurar todas as leads relacionadas à sua atividade nas mídias sociais. Tudo isso o ajudará a ter uma visão clara de seu sucesso.

9. Como você irá gerenciar a reputação de sua marca?

Escolha uma pessoa para monitorar as menções a sua marca nas mídias sociais e também as menções aos nomes dos executivos da empresa. Existem dezenas de ferramentas de monitoramento que o ajudarão a ficar alerta a essas informações. Se surgir um problema o gerente de marca deverá apagar o fogo rapidamente e responder perguntas, comentários e reclamações da comunidade.

As marcas que se dedicam a escrever uma estratégia de mídia social sólida desenvolvem um ótimo relacionamento com sua comunidade. Elas também evitam as armadilhas mais comuns que prejudicam a reputação da marca. Ao estabelecer uma estratégia eficaz de conteúdo, elas geram informações que criam engajamento e fazem as pessoas retornarem às páginas de tempos em tempos. Uma estratégia de mídias sociais implementada com sucesso irá transformar os membros da comunidade em evangelistas da marca, que, por padrão, vendem seus produtos ou serviços a amigos e familiares.

Pense nisso, cria sua estratégia. Sempre vale a pena.

Será que deixamos passar alguma questão importante para a desenvolver a estratégia em mídias sociais? Se você acha que sim, ajude-nos a melhorar essa lista. Deixe sua questão aqui nos comentários.

(Artigo baseado no post  9 Questions To Consider Before Developing A Social Media Strategy de Genia Stevens, presidente da Genia Stevens & Associates. http://geniastevens.com/)

Erica Ariano

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Erica Ariano

Apaixonada por tudo que é futurista e único, sofre de curiosidade latente e desprendimento de convenções. É consultora de marketing, especialista em mídias digitais e palestrante. Sua porção engenheira a faz ser louca por neurociência, por isso estuda o assunto e escreve sobre ele aqui também.