Pois é, com mínimos recursos e um pouco de criatividade é possível fazer ações que além de atribuir maior valor emocional e humanização para as marcas, produzirão surpresa e encantamento por parte dos públicos.

Coexistimos na época do novo e também, da efemeridade, onde há uma ilusão de que o “moderno” precisa permear nossas atividades e nossas vidas. Na comunicação, esse cenário é saliente com a chegada do “encantado” mundo das tecnologias. Assim, se não  experimentarmos a última novidade e não a adaptarmos em nossas ações com os públicos, ficamos nos achando impotentes, insanos e obsoletos. Essa instantaneidade e fugacidade do tempo e das coisas modernas, as vezes têm a capacidade de consumar práticas e experiências importantes para os relacionamentos humanos e organizacionais. Nessa égide, as boas coisas do passado – nem tão distante – se perdem em meio á overdose tecnológica.

papel-e-canetaVivemos literalmente “bombardeando” e sendo “bombardeados” por ações de comunicação que envolvem o aparato tecnológico. São e-mails marketing, newsletters, cartões virtuais, convites virtuais, tours virtuais dentre outros, enchendo nossa caixa de entrada – e nossa paciência – diariamente. Além disso, as diversas redes sociais são uma quase convocação para interação com os públicos.

Ultrapassados nos sentimos, caso não estarmos no Facebook, Linkedin, Twitter, Google +, Youtube, Flickr, e muitas outras formas virtuais de relacionamento. Essa multiplicidade “cibernética” pode ser ótima, se, no entanto, não representar todas as estratégias comunicacionais, pois os públicos ainda são pessoas e, como tal, sentem falta de afeto e de formas de relacionamento mais humanizadas. A velocidade e persuasão das novas tecnologias, não podem nos tornar escravos míopes dessa realidade.

Nesse contexto, resgatar antigas e simples práticas de comunicação, não respaldadas pela tecnologia, pode representar um grande diferencial nos relacionamentos do mundo moderno. Nesses tempos “virtuais”, tudo o que tiver o traço humano, faz a diferença. Quem não se sentiria surpreso ao receber uma carta, um cartão, uma dedicatória, escritos a mão?

Pois é, com mínimos recursos e um pouco de criatividade é possível fazer ações que além de atribuir maior valor emocional e humanização para as marcas, produzirão surpresa e encantamento por parte dos públicos. Então que tal se inspirar e testar algumas das estratégias a seguir?:

Para se diferenciar perante seu público externo

Cartão de aniversário impresso e escrito a mão: ao invés de ser mais um (a) enviando o já batido cartão virtual de parabéns por e-mail, que tal enviar para seus melhores clientes um cartão impresso de aniversário, escrito e assinado a caneta, pelos diretores e/ou a equipe da empresa? Quem não iria amar e se surpreender ao receber essa gentil lembrança?

Cartão ou Dedicatória para conquistas e datas especiais: Você desenvolve um ótimo relacionamento com seu cliente, alimenta seu CRM, sabe tudo dos seus públicos, mas o máximo que faz é realizar uma ligação, enviar um brinde padrão ou um cartãozinho virtual em alguma data especial? Humanize e diferencie essa relação! Que tal fazer um belo cartão personalizado e escrever uma dedicatória a caneta, na data da formatura, no dia das mães ou dos pais, ou outro momento que signifique uma grande conquista para seu público? Que cliente não se surpreenderá ao receber isso? Além da diferenciação de lembrá-lo em uma ocasião especial, você ainda se destaca por dedicar o seu tempo para escrever, com sua caligrafia e/ou da sua equipe, algo personalizado para o público.

Livro ou Revista autografados pela equipe: A sua empresa fez o lançamento de um livro ou revista especial ou fez aquela famosa promoção pelas redes sociais e, você simplesmente posta o livro ou revista pelo correio e envia para o ganhador ou para seu cliente. Que tal agregar valor nessa ação com sua equipe de trabalho? Passe o livro ou revista para sua equipe assinar e fazer dedicatória personalizada a caneta. Faça uma homenagem para a pessoa que receberá. Sua equipe ficará orgulhosa e reconhecida ao assinar e, seu público, emocionado e valorizado com uma surpresa destas. Com certeza a pessoa que receber, replicará a grata surpresa para toda a sua rede de amizades.

Presentes personalizados: Você sabe todos os gostos e hobbies do seu cliente, então que tal, ao invés daquele batido e tradicional (e sem criatividade) brinde onde a logo da sua empresa é o destaque principal, você elaborar um presente personalizado, com o nome dele e mais uma dedicatória? Pode ser algo artesanal ou até mesmo feito em gráfica, mas que tenha a “cara do seu cliente” e você assina com caneta, um cartãozinho que vai junto com o presente. Que pessoa não irá amar e propagar a grata surpresa de receber algo personalizado para ela? Sua logo pode ser minúscula no brinde, mas a lembrança de marca será grandiosa!

Cartão Postal: você fez uma viagem, a passeio ou negócios, para um lugar especial e, sabe que seu fiel cliente adoraria conhecer o local. Não perca a oportunidade de comprar uma lembrancinha e um cartão postal, no qual você escreverá – com sua caligrafia – que lembrou dele na viagem e fez questão de trazer um pequeno mimo. Quem não se sentiria lisonjeado?

Para encantar e valorizar seu público interno

manuscritoCartão de aniversário com dedicatória do diretor: o aniversário é um dos dias mais especiais para uma pessoa. Então aproveite para demonstrar para seu funcionário o quanto ele é especial. Faça um cartão personalizado para ele, peça para o diretor ou gerente fazer uma dedicatória e agradecimento a mão! Coloque emoção e gerarás encantamento!

Cartão de conquistas em datas especiais: Seu funcionário casou, se formou, teve um filho, etc… e você no máximo diz parabéns ou entrega um cartãozinho “fuleco”? Datas especiais são ocasiões para reforçarmos o elo com as pessoas! Seus funcionários merecem uma linda dedicatória personalizada e escrita mão. Com certeza isso trará um impacto positivo para eles e demonstrará seu carinho e humanidade para com as pessoas. Em uma época tão tecnológica, uma dedicatória a caneta é um presente para guardar em casa, na memória e no coração.

Revista da Empresa com dedicatória: Sua empresa faz uma revista semestral ou anual, coloca fotos dos funcionários mas deixa ela na recepção para esses pegarem ou, no máximo, a entrega na sala de trabalho. Coloque valor e emoção nas coisas! Já pensou em fazer uma dedicatória (por menor que seja) de capa e ai sim, promover um pequeno encontro ou passar nas salas de trabalho para falar sobre a mesma e entregar em mãos ao público interno? Com certeza seus funcionários a valorizarão muito mais.

A exemplo dessas, existem inúmeras ações através das quais a sua empresa pode se diferenciar com pequenos gestos. O que espero ter demonstrado é que, em meio a um turbilhão tecnológico, simples e baratas práticas comunicacionais como a escrita e a presença  humana podem ser grandes diferenciais para sua marca e, representar cuidado, atenção, valorização às pessoas, carinho e humanização. Por isso, em se tratando de tecnologia, nem sempre podemos abandonar o “velho” em detrimento do “novo”, há sempre que se equilibrar os caminhos e fazer com que eles se complementem.

rodape_altissimo

banner clique