O Trade Marketing busca adaptar os produtos, logística e todas as ações de marketing com os canais de venda visando melhorar a comunicação com o seu consumidor. Nenhum produto é colocado em um PDV simplesmente porque deve estar em algum lugar. Bom, pelo menos a maioria não – deveria ser assim, no mínimo.

O que são esses canais de venda ou canais de distribuição? São, por exemplo, os velhos e (quase) insubstituíveis supermercados. São os intermediários de compra, pois na maioria dos casos fazemos nossas compras através de um distribuidor (supermercado), este possui um vínculo com o fabricante. Ou seja, buscamos esse intercessor para realizarmos nossa aquisição de um produto ou serviço. E, de fato, muitas vezes não nos damos conta disso. É só observar o fato de que amiúde, quando vamos fazer uso da garantia de um produto, entramos em contato com quem nos vendeu que, como mencionei agora a pouco, nem sempre é o fabricante. Só depois é que buscamos por um representante autorizado do fabricante para solicitar serviços de garantia. Enfim.

trade-marketingMas vamos pegar um caso de Trade Marketing agora. É muito importante para ambas as partes – fabricante e distribuidor – que o consumidor tenha um ótimo contato com o produto, pois os dois buscam algo em comum, a venda do produto e fidelização desse cliente. Por isso, tanto empresa produtora quanto empresa distribuidora pesquisam o mercado e condensam as informações de seu target a fim de proporcionar a melhor experiência possível com o produto no seu canal de venda.

É por isso que vemos determinados produtos distribuídos em pontos estratégicos no PDV. Não é por acaso que você esbarrou naquela plaquinha (wobbler). Isto estava ali propositalmente para lhe chamar a atenção para aquele produto rápido, prático de comer, por exemplo, o salgadinho dos caixas rápidos que sempre pegamos por ficarmos tão expostos a ele – quem nunca?

Todos esses detalhes são pensados dentro da aliança entre marca fabricante e o distribuidor antes de ser exposto a nós. Tudo tem um porquê e uma intenção, o mundo é cheio delas, e o mundo do marketing é pura intenção. Todavia, como profissional da área venho dizer que é das melhores intenções: manter um propício relacionamento por meio dos pontos de venda.

Notou uma diferença (destaque) de um produto no PDV? O Trade Marketing foi aplicado e seus conceitos norteiam esse tipo de ação. Antes do produto/serviço ser oferecido para mim e para você a empresa vai procurar o distribuidor que mais se adéqua às nossas necessidades e características. Tudo dentro de um processo de conquista, fidelização e otimização dos canais de venda.

Observe isso na próxima vez que você for à farmácia ou ao mercado. Um produto ou outro possui um posicionamento diferente; outros produtos são direcionados a outras regiões geográficas, e por aí vai. É um conceito amplo dentro do Trade Marketing, resultado de uma parceria entre o produtor e distribuidor/vendedor. Ele é tão importante quanto nós, consumidores, pois, com essa relação, se intensifica o convívio consumista do mercado. E a roda gigante não pode parar.

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Marcos-Holanda

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Marcos Holanda

Curioso. Inconstante. Inconformado. Seria interessante me conhecer um pouco mais pelos meus textos, eles representam parte de mim. Então, boa leitura!