Em vez de limitar o seu engajamento a curtidas e compartilhamentos, provoque reações mais efetivas, pense na experiência do consumidor a partir do conteúdo.

Se alguém lhe perguntasse neste instante “qual é o melhor canal de distribuição para a sua estratégia de conteúdo?”. Responda a primeira coisa que vier à sua cabeça. Se você pensou em Facebook como primeira opção, nós precisamos conversar seriamente.

Não exite absolutamente nada de errado em fazer uso da rede social criada pelo Zuckerberg. O problema é propagar essa monocultura de que apenas o Facebook funcionará para a sua estratégia. Um dos maiores erros de distribuição de conteúdo está em focar todos os seus esforços em um só canal.

social-media2Além disso, colocar o carro na frente dos bois é muito comum na maioria das empresas. Começar a sua estratégia de conteúdo pensando em atender as necessidades de um meio específico em vez de analisar as possibilidades de contar uma história bem contada pode comprometer os resultados da campanha como um todo.

É mais fácil criar boas histórias e excelentes narrativas e depois adaptá-las aos meios necessários do que partir do zero com as limitações que cada meio impõe. Por isso, considere explorar todos os recursos possíveis para direcioná-los a cada canal.

Com essa linha de pensamento, a presença cresce e a sua relação com o consumidor nos mais variados pontos de contato fica enriquecida pelas diferentes características dos suportes. Em vez de limitar o seu engajamento a curtidas e compartilhamentos, provoque reações mais efetivas, pense na experiência do consumidor a partir do conteúdo.

Os canais de distribuição são inúmeros e têm objetivos diferentes. Você pode optar por um blog corporativo, uma série de podcasts ou vídeos, posts em redes sociais e toda a força que os meios tradicionais ainda têm e continuarão tendo por ainda um bom tempo. O importante é alinhar a mensagem e saber adaptá-la aos meios que melhor combinam com ela.

E então? Vai começar a reavaliar as etapas da sua estratégia de conteúdo?

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Jornalista, especialista em Marketing e Novas Tecnologias em Jornalismo, anda pela internet desde os idos de 1997, quando os modens ainda “cantavam” na hora de conectar. O que realmente prende a sua atenção é o conteúdo e as suas estratégias.

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