Quase tudo pode ser feito, mas para ser bem feito tem que ser planejado estrategicamente.

Numa realidade onde tudo precisa ser mensurado anteriormente para saber qual resultado atingir, onde uma instituição busca sempre superar seu concorrente de maneira rápida e saciar os anseios de seu público-alvo em tempo recorde, é preciso planejar. E não somente listar o que quer que aconteça, mas destacar cada detalhe deste caminho olhando para o resultado final.

Parafraseando dicionários e descrições específicas, planejar é a capacidade de pensar antes de agir, é uma maneira de articular pensamento e ação. E estratégias são ações ou caminhos mais adequados a serem executados para alcançar objetivos ou metas. Então o que é o tão falado planejamento estratégico?

Resumindo, planejamento estratégico é uma ferramenta administrativa utilizada nas corporações para identificar metodicamente onde se deve agir, identificando pontos fortes e fraquezas e listando objetivos e metas a serem alcançados em tempo determinado.

Fala-se tanto em planejamento estratégico, pois a maioria das mudanças positivas tem início dentro das empresas, mas para que se tornem soluções precisam de planejamento e dedicação que visem os objetivos e metas finais.

Um planejamento estratégico de sucesso deve seguir linhas estruturais criteriosas e cheias de dados e acompanhamentos contínuos de resultados. Um P.E. deve ser basicamente composto por:

Missão, Visão e Valores (definem quem é a corporação, como e com o que atua no mercado);

Diretrizes (qual intuito da implantação deste planejamento, lembrando que cada fase de uma corporação necessita de um planejamento diferente);

Objetivos estratégicos e metas (onde a corporação quer ‘chegar’ com a implantação deste planejamento, em valores e dados);

Ações (como irá chegar nos resultados finais, quem ficará encarregado de quê e quais métodos usará).

Um planejamento estratégico deve ser bem apresentado a toda equipe e ‘comprado’ pela diretoria, para que engajem juntos na obtenção de ótimos resultados, envolvendo todas as áreas. Dentro da corporação o planejamento tem que ter um responsável, que irá mensurar cada etapa e medir os resultados de cada ação em curtos períodos, isso o torna conhecido e compreendido.

O mercado competitivo traz muitos desafios diários às corporações, por isso é preciso se preparar baseando-se em estratégias administrativas e direcionar o foco das ações para o projeto de vida da corporação. Pois quase tudo pode ser feito, mas para ser bem feito tem que ser planejado estrategicamente.

QUERO RECEBER NOVOS ARTIGOS POR E-MAIL

Hayane_Souza

banner clique
The following two tabs change content below.

Hayane Souza

Os capítulos da minha vida mudam rápido, assim como as tendências de comunicação. Publicitária apaixonada pelo efeito positivo que o marketing causa.