É preciso inspirar os jornalistas a agir honesta e eticamente…

O jornalismo, que teve início nas produções literárias e tinha uma ideologia tão forte quanto a sua prática, há muito tempo vem deixando de cumprir o seu real papel.

Este trabalho, sempre contornado de muita leitura, escrita e conhecimento e que, acima de tudo, possui a sua função social, hoje pode mesmo ser denominado como “produção” jornalística. Infelizmente, os profissionais da área que vivem a realidade de jornais diários, semanais e outras atividades do ramo, trabalham arduamente para cumprir com a quantidade e não mais à qualidade.

jornalismo eticoFatos interessantes que poderiam ser aprofundados, são brevemente relatados na mídia apenas para a atualização obrigatória. O compromisso com a sociedade foi substituído pelo compromisso com a corporação e, mais uma vez, as pessoas ficam em segundo plano no mundo capitalista e com sede de lucros.

Acontece que a cobrança agora é outra, o capital humano é o que conquista, o que orienta, o que ensina, cativa, ajuda e responde às  aflições do homem. Está mais claro perceber como a opinião pública e a opinião jornalística vivem entrelaçadas e, desta forma, percebendo-se assim, uma já não espelha a outra.

Aprende-se que a opinião jornalística serve para intermediar os fatos e o público e sabe-se, ainda, que a sociedade se posiciona diante da qualidade desta informação, que se dá também pela sua própria necessidade. A questão é: até que ponto isto ainda faz sentido? Não estamos mais satisfeitos com os jornalistas superficiais, e poucos canais ainda são úteis e honestos, sem maiores interesses.

É preciso repensar neste espelho da sociedade e também nesta sociedade, que talvez não esteja inspirando um jornalismo melhor. É preciso inspirar os jornalistas a agir honesta e eticamente, buscando o máximo de fontes possíveis, pesquisando todos os viés possíveis, ajudando o maior número de pessoas possíveis. É preciso cobrar um trabalho humano e deixar de produzir jornalismo em série.


QUERO RECEBER NOVOS ARTIGOS POR E-MAIL
Jussara Coutinho

 

banner clique
The following two tabs change content below.

Jussara Coutinho

Jornalista com experiência em e-commerce e mídias digitais. Adora falar sobre comportamento e encontrar pessoas que discordem dela com bons argumentos.

Latest posts by Jussara Coutinho (see all)