Essa depressão tem nome: Facebook!

Essa depressão tem nome: Facebook!

E é ainda mais importante não trocar toda a vida social pela rede, pois nela não há verdade absoluta, são apenas parâmetros distorcidos.

Muito tem se falado sobre uma pesquisa, feita pela Associação Norte Americana de Pediatria, que apresentou a “depressão facebook” à sociedade. Em um momento onde toda e qualquer interação é feita por essa mídia, não era difícil que dela começassem a surgir complicações mais sérias. Mas afinal, o que é a depressão facebook?

depressão-facebookQualquer pessoa mais atenta aos seus sentimentos já deve ter notado uma situação como esta: “Estou sozinho em casa, meus amigos não apareceram, nada parece prender minha atenção…Só me resta o Facebook! Abro minha timeline e vejo que meus amigos na verdade estão fazendo um super programa, que muitas pessoas estão viajando, outras namorando, outras comendo uma comida maravilhosa, ou seja, todos estão felizes, menos eu”.

Pode não ser tão notável assim, mas a depressão facebook acontece desta forma. Segundo as pesquisas, crianças e adolescentes que já estão deprimidas ou tendem a ter a doença são mais propícias, mas qualquer um está sujeito, certo?

Na rede social não existe um contexto para interpretar as postagens, são simplesmente inúmeras fotos, mensagens e ações que induzem a pensar que a vida destas pessoas é maravilhosa. O ser humano é assim…não é que a felicidade alheia destrua a sua, é apenas a concepção de que não se tem oportunidade, visibilidade, confiança e acima de tudo, auto-estima.

As vantagens das mídias sociais, já sabemos, são muitas, mas é importante ficar atento ao nosso estado de espírito antes e depois de acessar qualquer que seja a rede social. E é ainda mais importante não trocar toda a vida social pela rede, pois nela não há verdade absoluta, são apenas parâmetros distorcidos. O pediatra de Boston, Gwenn OKeeffe, ainda acrescenta: “Na internet, tudo toma uma outra dimensão”, alertando para o perigo de se perder virtualmente e esquecer que ainda existem tantos lugares para o encontro e compartilhamento real de boas ideias.

Vale a pena discutir o assunto em uma roda de amigos, mas pessoalmente!


QUERO RECEBER NOVOS ARTIGOS POR E-MAIL
Jussara Coutinho

0

Jussara Coutinho

Jornalista com experiência em e-commerce e mídias digitais. Adora falar sobre comportamento e encontrar pessoas que discordem dela com bons argumentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *