Muito se fala sobre mobile. Os dados são constantemente atualizados e, cada dia mais, vemos como o cenário mobile  vem mudando e proporcionando revoluções incríveis, como a second screen e a internet das coisas.

Paralelo a isso, um conceito tem sido bastante comentado pelas grandes empresas e, constantemente citado em apresentações. Empresas como o Facebook, Twitter e Linkedin já aderiram a ele. O Google por exemplo, readaptou todos seus serviços em função dele e, hoje em dia, qualquer projeto apresentado por lá precisa ser baseado nesse conceito. O nome? Mobile First. Ou seja, pensar primeiramente em mobile.

O Mobile First é um conceito criado por Luke Wroblewski. De acordo com ele, é muito fácil colocar informações em um site versão desktop, principalmente quando se tem vários stakeholders envolvidos. Além do que, uma tela de 1024 x 768 é muito maior pra preencher. Porém, existem três motivos que podem te ajudar a acreditar no Mobile First. São eles:

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1 – Mobile cresce cada vez mais

Segundo uma pesquisa da Cisco, até 2017, teremos 10 bilhões de smartphones no mundo. Hoje em dia já temos mais celulares que pessoas e o tráfego de dados via mobile aumenta mais de 50% por ano. Ou seja, a maneira mais rápida de chegar ao seu consumidor será (se já não é) através dos dispositivos móveis.

2 – Mobile exige Foco

Quando se fala em mobile, não dá pra pensar em elementos desnecessários e estranhos, até porque não existe espaço suficiente para isso. Dessa maneira, você tem que identificar os seus principais objetivos/funções, o que gera uma experiência rápida e intuitiva, o que os usuários adoram.

3 – Mobile estende as capacidades

Os recursos da web são bem simples, além de terem outro fator limitador, o suporte dos navegadores. Já o mobile, possui diversas ferramentas intuitivas e interativas, como GPS, acelerômetro, entrada multi-touch para um ou mais gestos simultâneos e muitas outras.

Resumindo, pensar primeiramente em mobile te ajuda a identificar os principais serviços/produtos/necessidades da sua empresa, e assim, você pode utilizar as ferramentas extras que o mobile oferece para atingir seu público-alvo, que cada vez mais está conectado através de um dispositivo móvel e quer uma experiência intuitiva e agradável.

Então, Keep Calm and… MOBILE FIRST!

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Arthur De Castro

 

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Arthur Castro

Respira Mobile e inovação. Sempre conectado com algum iGadget, é exemplo vivo dessa geração "alguma letra". Além de escrever aqui e em outros blogs, é palestrante e passa os dias criando apps.