O que é estratégia de conteúdo?

O que é estratégia de conteúdo?

Pensar sobre o conteúdo ainda é algo não muito frequente em vários projetos. Geralmente, o que deveria ser previsto no momento em que o projeto é concebido acaba sendo deixado de lado e só vão tocar neste assunto no final. E aí? O que você faz?

Por isso é tão importante montar estratégias para a frase “conteúdo é rei” não seja percebida só no último minuto. E quando o pessoal se lembra de fazer tudo certinho desde o começo, quais são os passos?

Pois bem, uma estratégia de conteúdo precisa passar por três processos básicos:

  1. Auditoria
  2. Análise
  3. Estratégia

Vamos ver um pouco mais sobre cada um deles.

Auditoria

As auditorias de conteúdo tem como objetivo listar cada uma das páginas de um site. Deve-se anotar a hierarquia, o nome da página, a URL que leva a ela e o tipo/função dela no site. Tudo isso pode ser colocado em uma planilha para facilitar a sua vida.

“E se o site tiver milhares de páginas, eu preciso listar todas elas?” Depende do tipo de análise que você precisa fazer. Normalmente, uma análise por amostragem resolve bem o assunto. Ainda assim, isso não é uma regra absoluta.

Análise

Uma vez que você tenha mapeado as páginas a serem analisadas na sua auditoria, é hora de confirmar alguns pontos importantes que estão relacionados com os rumos da empresa e a cultura da organização. São eles:

  • Alinhamento de objetivos de negócios e dos usuários;
  • Prever quais são os riscos e como contorná-los;
  • Identificar KPIs;
  • Listar recomendações estratégicas fundamentais para o conteúdo;
  • Marca e mensagem;
  • Canais e busca do usuário;
  • Análise da concorrência;
  • Métricas do site;
  • Estratégia de SEO;
  • Objetivos globais de comunicação e negócios;
  • Quem são as pessoas que podem dar palpites?

Esta lista poderia ocupar uma página inteira, mas vamos apenas nos ater a uma versão reduzida. É imprescindível que você tenha o contato das pessoas responsáveis pelas áreas envolvidas em cada um desses tópicos. Isso é vital para a sua compreensão do cenário.

Estratégia

Depois de ter traçado um bom pano de fundo, é hora de pensar na estratégia propriamente dita. Comece se questionando sobre qual conteúdo a empresa precisa e o por quê. Depois, pense na estrutura, na encontrabilidade, no cotidiano, nos passos que vem após a publicação e em como tudo isso vai impactar o negócio como um todo.

Tendo isso em mãos, você pode esperar por resultados fenomenais. Seus usuários/consumidores estarão mais satisfeitos com a marca, que por sua vez está mais consistente e sabe trabalhar melhor com potenciais riscos. Além disso, o tráfego para o site terá melhoras evidentes.

E então? Pronto para começar a traçar a sua estratégia?

QUERO RECEBER NOVOS ARTIGOS POR E-MAIL

0

Luisa Barwinski

Jornalista, especialista em Marketing e Novas Tecnologias em Jornalismo, anda pela internet desde os idos de 1997, quando os modens ainda “cantavam” na hora de conectar. O que realmente prende a sua atenção é o conteúdo e as suas estratégias.

One thought on “O que é estratégia de conteúdo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *