Inovação: Uma palavra que provoca dois tipos de sentimentos – empolgação ou um grande, grande temor. A verdade é que o termo causa isso por ser mal utilizado na maioria dos casos,  e por isso, difunde-se a ideia de que só algo realmente muito diferente e ousado é inovação. Faça o teste, pergunte a algumas pessoas próximas a você: o que é inovação? Respostas como: fugir do comum, ser diferente, criação de novos conceitos, algo que chama a atenção, aparecerão certamente. 

inovaçãoQuando se trabalha no que chamamos de economia criativa, como eventos, moda, design, fica mais palpável imaginar a inovação aplicada. Mas quando o teu negócio é algo totalmente conservador? Ou se sua empresa é pequena e não dispõe de verba para pesquisas e novos projetos ou para contratar os profissionais mais criativos do mercado? É nesse momento que o sentido real da palavra deve ser aplicado. Pasmem, meus amigos, inovação não é algo miraculoso, nem algo a ser aplicado somente pelas mentes mais brilhantes, muito menos requer grandes investimentos. Mentes que pensam de maneira prática, aliás, são as que mais inovam, mesmo sem saber.

Um exemplo é o clássico caso da Nasa (há controvérsias se ocorreu realmente), mas um exemplo fácil de ilustrar como pensamento prático, às vezes óbvio, pode ser muito inovador. A NASA investiu milhões (ou bilhões) de dólares em pesquisas para criação de uma caneta a ser usada no espaço sideral, considerando que devido à falta de gravidade, a escrita não fixava no papel. Os Russos, usaram lápis.

Portanto, se sua empresa, projeto ou ideia requer inovação, reúna mentes diferentes, pessoas de outras áreas, ou pessoas que não estão envolvidas diretamente com o problema. Ou apenas, pense de forma simples. Estimule
práticas, faça as perguntas certas.

Alguns casos de inovação em pequenas empresas, vale a pena ver e se inspirar: http://bit.ly/12WBRyJ

Receber novos artigos por e-mail!

banner clique
The following two tabs change content below.
Diretora de Planejamento da i9 Comunicação e Inovação, co-founder da co-Event.co, atuou como Account Manager da YDreams Brasil. Colunista do blog Ideia de Marketing, co-organizadora do TEDxPortoAlegre, TEDxCuritiba e Startup Weekend no Paraná. Em constante estudo/prática nas áreas de planejamento criativo, gestão do conhecimento, empreendedorismo e inovação.