“Você será aquilo que pensa ser: Portanto, expulse todos os velhos pensamentos. Encha a mente com ideias novas, vigorosas e criativas de fé, amor e bondade. Por meio desse processo você pode efetivamente recriar sua vida”. – Norman Vincent Peale em O poder do pensamento positivo

Vivemos numa era que dizemos ser “Tudo digital”, a era das redes sociais, mas ao analisar a história da sociedade conferimos que as tais redes sociais são inerentes ao homem e que nada mais são que estruturas sociais que ao longo do tempo foram se tornando mais complexas e abrangentes devido à evolução das tecnologias de comunicação e informação. Outro ponto que podemos destacar é que redes sociais nada mais são que um relacionamento que consiste em “como usar as tecnologias” em benefício ao “relacionamento social”. Enquanto as redes sociais primitivas limitavam-se ao tempo e espaço geográfico, hoje as digitais romperam tais barreiras, podendo inclusive, ilimitar o número de amigos.

novas ideiasUm estudo de 1992 idealizado por Robert Dunbar sugeriu que o cérebro humano era capaz de comportar 150 amigos, limite esse que ficou conhecido como Dunbar’s number (Número de Dunbar) em homenagem ao seu escritor. Já certos estudiosos afirmam que com a evolução da tecnologia esse número aumentou ainda mais  e que a Geração Y consegue administrar bem mais que 150 amigos. O que podemos concluir é que se antes o problema era espaço e tempo, hoje a barreira para tal relacionamento é o próprio homem e  que precisa se atentar aos termos “cérebro global”, “inteligência coletiva”, “cérebro social” e social good amplamente discutido e defendido por Gil Giardelli.

A mente humana é como um paraquedas colorido: Bela e eficaz quando está aberta e funciona. Já dizia Einstein “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”. Quando as pessoas não poderiam enxergar a luz – a verdade – diziam que elas estavam inseridas na Idade das Trevas. Hoje o conhecimento, a informação está na palma de sua mão e amplamente disponível. Ao procurar um relacionamento, porém, nossa mente ainda está preparada para atrair amigos com afinidade, ainda não estamos totalmente abertos ao novo. Experimentar novas ideias nos afasta de padrões e paradigmas que bloqueiam o nosso cérebro e nos faz mais um na multidão, quando você consegue romper tal barreira você consegue se destacar e fazer sucesso, mas o problema é que muitos estão acomodados a ter uma vida comum, a não arriscar para não perder. E saibam que se arriscar e perder são satisfatórios por mais doloroso que seja, pois aprendemos muito mais e assim podemos viver, portanto meus amigos: Entrem no jogo! Entrem no jogo! Entrem no jogo! Ou vocês não ouviram “A vida é um jogo”?

Como disse certa vez o ator Richard Gere, “o universo é um lugar riquíssimo se você permanecer aberto”, você tem dentro de si a máquina mais poderosa do planeta e sabes bem a que estou me referindo, esse objeto cinzento que pesa mais ou menos um quilo e quatrocentos gramas, o cérebro humano. Porém, o tempo, as circunstâncias, o negativo imposto pelos nossos pais desde nossa infância nos aprisionou para nos fecharmos ao novo e, com isso, nosso poder de formular novas ideias, criar e inovar foram se perdendo. A vida te proporciona muitas coisas e as melhores dela quando não estás procurando nada, já percebeu? Pense aí nesse momento e responda para si mesmo “Como posso abrir minha mente para ideias novas que possam ajudar a mim e outras pessoas, como elas poderão transformar meu modo de viver, minha faculdade ou meus negócios”? Espero que possas refletir tudo que foi vivido, pensado e criado neste ano e possas fazer e ser a diferença que o mundo precisa em 2013, as regras do jogo estão mudando a cada dia e é preciso agilidade e conhecimento para construir ações estratégicas bem idealizadas. Estamos conectados!

Quem quiser saber mais sobre esse universo sobre redes sociais indico ingressar na Escola de Redes, onde pensadores, através de seu idealizador Augusto de Franco debatem sobre esse universo, para ingressar é só clicar aqui.

QUERO RECEBER NOVOS ARTIGOS POR E-MAIL

banner clique