Cada filtro é um cifrão – o Instagram e as empresas

Cada filtro é um cifrão – o Instagram e as empresas

Na era social que estamos vivendo, a interação é crucial. Deixe seu cliente se envolver com a marca, ele servirá como um termômetro, e o conteúdo gerado “indiretamente” pode lhe render grandes retornos. Mencione, post fotos deles, dê créditos e responda sempre que possível. O cliente se sente importante e pode transformar-se em um advogado da marca e fiel divulgador.

Steve Jobs, Steve Wozniak, Bill Gates, Sergey Brin, Larry Page, Mark Zuckerberg, Michael Krieger, Kevin Systrom… HÃ? Michael Krieger e Kevin Systrom?

instagram marketingExatamente! Se você tem um smartphone e adora tirar fotos de suas viagens, dos pratos que come, dos locais que costuma ir, das baladas que frequenta, do pôr do sol… e postar ela com aquele filtro bacana no Instagram, agradeça a eles. O brasileiro Michael Krieger e o norte-americano Kevin Systrom Sim, fundaram o aplicativo/rede social que foi vendido ao Facebook do Mark Zuckerberg pela singela bagatela de 1 Bilhão de dólares.

Para você ter uma ideia do potencial do Instagram, em menos de dois anos de fundada, ela já foi eleita pela Apple como melhor aplicativo para iPhone em 2011. A cada segundo (sim, você não leu errado) mais de 130 fotos vindas de todos cantos do globo são postadas nele, que tem cerca 90 milhões de usuários, e recentemente, ganhou sua versão web.

Tá bom, já falei um pouco dos números, mas como uma empresa pode explorar o potencial dele? Apesar da desconfiança de muitos, já podemos dizer sim, que o Instagram passou a ser uma ferramenta importante para as empresas. Tanto para as pequenas e médias, quanto para as grandes. E aqui vão algumas dicas:

IMPORTÂNCIA DAS TAGS #

As Tags tem a função de “destacar” determinado assunto. Além de conseguir alcançar um maior número de visualizações, esse número pode ser mais segmentado com pessoas que se interessam pelo mesmo assunto/tag. A favor da empresa, de acordo com a utilização da tag, os usuários podem remeter ela(tag) a sua marca. Além de um alcance mais segmentado, você poderá encontrar novos
clientes e quem sabe, até novos parceiros.

DESAFIOS & CONCURSOS

Desafios e concursos sempre geram um buzz interessante. Utilize esse fato a seu favor. Promova desafios, instigue seu cliente a postar fotos com itens da marca e utilizar alguma tag que remeta a ela. Além dos seguidores do usuário visualizarem a foto, automaticamente ligarão a tag a sua empresa. Ofereça prêmios para as melhores ou mais curtidas.

AÇÕES

As ações ajudam ainda mais no seu crescimento na rede. Ações bem planejadas integrando o ON e o OFF tem tudo para dar certo, como no caso da marca de sapatos ALDO, que fez uma ação onde no meio da rua colocaram um tapete de boas vindas, uma campainha e a instrução: tirar uma foto de seus sapatos, enviar para o Instagram com a tag #ALDO e informar seu número de calçado.

Logo depois aparecia uma caixa motorizada com um par de sapatos novinhos. O resultado? Milhares de comentários nas 500 fotos com a tag e mulheres enlouquecidas.

Outra ação interessante foi a de um restaurante de Nova York, que resolveu utilizar as fotos dos usuários e clientes de uma forma inusitada. O cardápio do Comodo não tem imagens, mas quem procurar no Instagram pela tag #ComodoMenu – promovida no próprio menu – vai encontrar centenas delas, e com opinião dos clientes.

FILTROS

Com um filtro, uma foto simples pode se transformar numa imagem espetacular. Utilize desses recursos para valorizar as cores dos seus produtos e claro, instigar o consumo.

INTERAÇÕES E ENGAJAMENTO

Na era social que estamos vivendo, a interação é crucial. Deixe seu cliente se envolver com a marca, ele servirá como um termômetro, e o conteúdo gerado “indiretamente” pode lhe render grandes retornos. Mencione, post fotos deles, dê créditos e responda sempre que possível. O cliente se sente importante e pode transformar-se em um advogado da marca e fiel divulgador.

Existem diversas maneiras de explorar o Instagram. De fato, ele trouxe uma nova maneira de se fazer marketing nas empresas, pois pode funcionar como uma plataforma de promoção de produtos e serviços, além de auxiliar no engajamento e divulgação da marca. Ficar atento as tendências é algo que coloca sua marca em evidência e na lembrança do consumidor.

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Arthur De Castro

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Arthur Castro

Respira Mobile e inovação. Sempre conectado com algum iGadget, é exemplo vivo dessa geração "alguma letra". Além de escrever aqui e em outros blogs, é palestrante e passa os dias criando apps.

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