Quando falamos em monitoramento, muita gente fica pensando situações passivas, ou seja, ficar ouvindo e não tomar nenhuma atitude em relação ao que está sendo dito. Não há nada errado nisso, porém não é essa a postura ideal para a marca.

O resultado da sua investigação pelas menções da sua marca precisa resultar em alguma coisa. Pode ser uma nova estratégia de vendas, modificações no produto ou até mesmo a oportunidade de desenvolver ações que arrebatam o coração dos seus consumidores.

Um caso que teve bastante repercussão foi envolveu o Orkut e o Doritos em 2008. O salgadinho que mobilizou comunidades, uma com 70 mil, outra com 60 mil participantes e a famosa “QueremosDoritosde 5kg”, conseguiu se tornar ainda mais relevante para essas 130 mil pessoas e ainda criou uma excelente ação para promover a marca.

Como foi?

A Elma Chips estava de olho nos comentários em blogs, fóruns e as incríveis e populares comunidades do Orkut. O trabalho não deve ter sido fácil, afinal até hoje o Orkut não oferece boas condições de monitoramento e APIs adequadas. Por isso, identificar as menções mais específicas demandou muito esforço manual dos analistas.

Uma vez com este material em mãos, duas ações foram desenvolvidas. A primeira delas realizou o sonho de milhares de pessoas que se manifestaram sobre o Doritos no Orkut. Os participantes receberam pacotes de 5 kg do salgadinho em suas casas. Legal não é?

A segunda ação envolvia adivinhar quantas tortillas haviam dentro do pacote de 132 kg e 3 metros de altura. Quem adivinhasse o número exato levaria o pacote gigante para casa. Isso teve bastante repercussão e rendeu várias menções à Cubocc, que criou toda essa campanha.

marketing doritos

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 Tiger Woods e o Bug

Outro caso relacionado ao monitoramento é o da EA Sports, no jogo do golfista polêmico Tiger Woods. Um jogador identificou uma falha que fazia o avatar de Woods caminhar sobre a água e gravou um vídeo. Pouco tempo depois, os desenvolvedores responderam com bastante bom humor, assista:

Além de conseguir ainda mais repercussão que o vídeo do jogador, a EA Sports atraiu mais gente para conhecer este e outros jogos da empresa. Bastou saber o que os usuários estavam dizendo sobre a marca.

E aí, vai negar que o monitoramento é importante para a sua imagem nas mídias sociais?

Até a próxima!

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Jornalista, especialista em Marketing e Novas Tecnologias em Jornalismo, anda pela internet desde os idos de 1997, quando os modens ainda “cantavam” na hora de conectar. O que realmente prende a sua atenção é o conteúdo e as suas estratégias.

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