Estudos recentes comprovam que o uso Mobile vem crescendo em todo mundo, as pessoas estão cada vez mais conectadas a seus apps, consumindo mídia digital e realizando compras via celular. A vida ficou mais fácil com a era digital e o poder hoje encontra-se nas mãos do consumidor.

Você já deve ter visto uma marca de peso com um app interativo por aí. As marcas estão investindo nessa tendência e buscando nos apps interação e experiência entre os usuários e a marca. Os apps são plataformas aplicáveis a redes sociais, a sites e utilizados também em modelos de negócios, como o e-commerce, que tem ganhado força nesses últimos tempos.

Criei meu aplicativo, está no ar! E agora? Como a minha marca vai mensurar a frequência com que meus usuários – consumidores – estão utilizando esse app?

Keep calm! Nessa última semana o Google lançou uma nova ferramenta que tem o poder de emitir relatórios surpreendentes e que ajudará os profissionais a entenderem o comportamento do público que consome esse meios. A plataforma chama-se Google Mobile App Analytics, ela apresenta uma infinidade de novos relatórios, especificamente para aplicações móveis.

Como funciona?

O Google Analytics mede o envolvimento dos usuários gerando relatórios com dados bem interessantes sobre o aplicativo, como:

• Os usuários que trafegaram através do seu app;

• Como o seu app foi encontrado (partindo de origens, como a loja Play ou website);

• Quantidade de download;

• Localização desses usuário.

Um outro dado interessante e relevante sãs as métricas de fluxo de compromisso que apresentam visualmente os caminhos adotados pelo usuário ao navegar através do seu aplicativo móvel. E não para por aí, a ferramenta mostra-se ser poderosa, além de analisar dados simples como a compra do aplicativo é possível acompanhar o in-app (cliques em anúncios móveis) e conversões micro, como telefonemas, e-mails e downloads de arquivos.

Porque é interessante usar essa ferramenta?

Para os profissionais que buscam resultados mais precisos e trabalham com estratégias, essa ferramenta pode ajudá-los a visualizarem o alto nível de KPIs. Em termos práticos, isso poderá ajudá-los a determinar cenários como:

• Saber quais canais podem ser melhor trabalhados para impulsionar compras;

• Qual a área dentro do seu app que favorece a comprar in-app ou clicar em anúncios;

• Quais versões de hardware podem travar seu app ou telas;

A plataforma é simples. Ao criar um novo perfil no Google Analytics você terá a opção de acompanhar um site ou um aplicativo e emitir um ID de rastreamento app que está disponível para Android e aplicativos iOS usando o mesmo código de monitoramento. As métricas coletadas lhe permitirão determinar qual sistema operacional e dispositivo estão sendo usados, e todas as outras métricas que fazem os novos relatórios possíveis.

Segundo fontes, o Google tem planos de expandir o Analytics App móvel para incluir uma melhor integração com o Google jogo que irá vincular o Analytics conta, diretamente com sua conta do jogo. Você será capaz de obter relatórios com informações de melhor aquisição a montante, incluindo os visitantes que só viram o seu aplicativo no Google jogo, contra aqueles que realmente baixado, versus aqueles que baixaram e realmente abriu seu app.

Aproveite para explorar a plataforma enquanto ela ainda é gratuita, sabe-se lá se amanhã o Google começa a cobrar pelo serviço. Explore a ferramenta e nos dê um feedback.

banner clique