Uma das preocupações do momento no mercado é a obtenção e retenção de capital intelectual nas empresas. Por mais que profissionais praticamente prontos estejam em cena, treinamentos e apoios educacionais serão sempre bem vindos. E se a sua empresa disponibilizasse de uma universidade própria? Pois bem, algumas grandes empresas estão apostando na Universidade Corporativa para fidelizar, capacitar e reter seus colaboradores.

A Universidade Corporativa oferece cursos técnicos, superiores e até mesmo pós graduações com o intuito de desenvolver competências pertinentes a organização. Mas se existem universidades tradicionais fora da empresa que oferecem os mesmos serviços, por que uma organização deveria implantar uma universidade dentro de suas dependências? É simples. Numa universidade tradicional a gama de estudantes de companhias e até mesmo segmentos distintos é grande, transformando o curso assim, em um “apanhado” de informações generalizadas a fim de suprir as necessidades de todos. Já na Universidade Corporativa, todos os alunos trabalham na mesma empresa e, consequentemente no mesmo ramo de mercado, possibilitando que os cursos estejam sempre sincronizados com as estratégias e objetivos organizacionais e que sejam personalizados e elaborados de acordo com as necessidades da empresa, culturalmente ou até mesmo direcionado a situações recorrentes e individuais da corporação.

A Universidade Corporativa da Caixa Econômica, por exemplo, trabalha em cima dos pilares da ideologia, filosofia e configuração organizacional para elaborar um modelo pedagógico. Além de disponibilizar aulas on lines em um Campus Virtual, a Universidade Caixa dispõe de dois Campus físicos localizados em Brasília e São Paulo. Além da fidelização com seu cliente interno, a Caixa tem como uma de suas premissas o desenvolvimento de competências e sua efetividade dentro de um contexto educacional que estimule o espírito crítico, criativo e empreendedor e respeite a autonomia de cada um.

Outra organização que acredita nos benefícios da Universidade Corporativa é a Eletrobrás. A Universidade Corporativa do Sistema Eletrobrás, a Unise, surgiu para que a empresa se preparasse para cumprir com excelência seu papel no setor estratégico como exerce no segmento elétrico. Os cursos que a Unise oferece aos seus colaboradores são embasados em técnicas educacionais de ensino a distancia e cursos presenciais. A estruturação das aulas da Unise é feita através de um Banco de Competências e Talentos, sendo capaz de identificar as habilidades e as carências dos quadros da empresa, minimizando os pontos negativos identificados anteriormente e aproveitando melhor o potencial de seus colaboradores.

A competição mercadológica que hoje se instala no mundo dos negócios precisa de diferenciais para que não fique num eterno empate nivelado por baixo. Por esse, dentre outros fatores, é que cada vez mais, empresas buscam inovar e investir em seu público interno dando-lhes a oportunidade e responsabilidade de serem profissionais melhores, diferenciados e capazes de transformar cada vez mais, o mercado de forma positiva. Profissionais qualificados e capacitados são os elos entre sua empresa e o sucesso que ela poderá alcançar. Invista em sua empresa investindo em que pode fazer algo por ela. Faça parte das transformações de seus colaboradores e deixe que eles façam parte das transformações de sua empresa.

 

banner clique
The following two tabs change content below.

Mariana Melissa

Gestora de pessoas e Coordenadora de projetos at Ideia de Marketing
Graduada em Marketing e Gestão de Recursos Humanos, é apaixonada pela arte da escrita e pelas relações pessoais. Já trabalhou com comunicação interna, redação e marketing. Atualmente é Gerente de Projetos na agência Target Mais e está a frente dos projetos internos do Ideia de Marketing atuando como gestora de pessoas e conteúdo. marianamelissa.s@gmail.com