Sua empresa acabou de abrir a fanpage ou o blog que todos estavam esperando. Legal, hein? Agora vem a parte complicada… O que você vai colocar ali? Já decidiu qual vai ser a sua estratégia de conteúdo? É, você vai precisar de uma.

Basicamente, existem duas formas de alimentar seus canais com conteúdos interessantes: a produção e a curadoria. Ambas são interessantes e podem funcionar muito bem, mas o que há de diferente entre as duas é uma coisa muito simples: a autoria.

Curadoria

Ser um bom curador tem seus méritos e é tão importante quanto saber produzir um conteúdo interessante. Porém, se você se dedicar apenas à curadoria de conteúdos, pode ser questionado quanto à sua capacidade criativa. Logo, se você optou pela curadoria, ou seja, a seleção de conteúdos para o seu canal, lembre-se sempre de citar a fonte e fazer o link para o conteúdo original. Do contrário, as coisas podem ficar bem feias.

Optar pela curadoria de conteúdo é algo muito bacana, afinal você se torna referência naquele tópico e se algum dia decidir mudar sua estratégia para a produção, já tem um excelente acervo para consulta na hora de criar algo novo.

Produção

Mas, se você decidiu que vai ter conteúdo produzido especialmente para a sua página, fanpage ou Twitter, lembre-se sempre de buscar fontes confiáveis e, de preferência, várias delas. Saber os diferentes lados de uma história é algo essencial e se o seu tipo de abordagem ficar mais interessante com uma entrevista, não se acanhe. Procure quem pode fornecer boas falas sobre o tema e faça acontecer.

Produzir conteúdo é algo que demanda algum tempo. Portanto, mantenha seu planejamento e cronograma sempre por perto. Isso é importante para que não aconteçam furos na sua programação editorial. Calcule a média de tempo empenhado para cada texto e preveja as necessidades de imagens, vídeos e se estes serão feitos por você ou sua equipe.

A melhor saída é…

 … misturar um pouquinho dos dois. Nem sempre é possível ter conteúdo próprio e fresquinho. Por isso, o ideal seria mesclar o conteúdo próprio com a curadoria de bons links de outros lugares. Além de tornar a vida muito mais prática, você também cria boas relações com seus leitores e com as pessoas que produziram este conteúdo. Afinal, quem não gosta de ser citado por aí, não é mesmo?

banner clique
The following two tabs change content below.
Jornalista, especialista em Marketing e Novas Tecnologias em Jornalismo, anda pela internet desde os idos de 1997, quando os modens ainda “cantavam” na hora de conectar. O que realmente prende a sua atenção é o conteúdo e as suas estratégias.

Latest posts by Luisa Barwinski (see all)