Na internet o consumidor também é muito mais ativo! Ele gosta de opinar, de compartilhar suas impressões a cerca de produtos e marcas, e isso é valido para impressões boas, e impressões ruins.

Em nosso último bate-papo falamos bastante sobre a newsletter, e definimos que esta ação tem foco exclusivo na construção de uma relacionamento entre consumidor e empresa. E como todo relacionamento, este também não se constrói como uma corrida de 100 metros, e sim uma maratona.

É preciso entender que o consumidor já mudou seu padrão, e quando ele está inserido no ambiente digital ele realmente tem um comportamento muito diferente. O consumidor digital, não se sente constrangido em desistir de uma compra na etapa final, enquanto que, se estivesse em uma loja física, e na hora de digitar sua senha na máquina de cartão, por qualquer motivo fosse afligido por uma dúvida, ele dificilmente desistiria da compra.

Na internet o consumidor também é muito mais ativo! Ele gosta de opinar, de compartilhar suas impressões a cerca de produtos e marcas, e isso é valido para impressões boas, e impressões ruins. A passividade tão comum no mercado offline, é raridade no mundo online!

E é levando em consideração este comportamento do consumidor em frente ao seu produto que você deve promover uma segmentação em seu banco de dados, vá alem das segmentações clássicas por sexo, ou cidade! Embora elas também possam ser úteis, tente segmentações que reflitam o comportamento de compras dos clientes, como clientes novos, ativos e inativos. E mantenha esta segmentação sempre atualizada, pois ela terá um impacto gigantesco sobre os resultados de sua campanha.

E para finalizar…

Durante as últimas semanas conversamos bastante sobre e-mail marketing, suas particularidades técnicas, estratégias, oportunidades e fraquezas. Esta série de posts foi feita exclusivamente com o objetivo de auxiliar os leitores do Ideia de Marketing a concretizarem uma ação eficaz de e-mail marketing.

Em breve esta série será adaptada para o formato e-book, e serão incluídos mais alguns capítulos exclusivos. Disponibilizaremos este conteúdo para download gratuitamente aqui no site!

Quero agradecer a todos que acompanharam esta série e que acompanham o trabalho do Ideia de Marketing.  E também incentivá-los a solicitar para nossas séries assuntos que ainda geram dúvidas no seu cotidiano!

Um grande abraço e muito sucesso!

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