Criar uma identidade forte e sólida para uma marca vai muito além de grafismos e padrão visual. Muitas empresas fortalecem a identidade visual mas esquecem de outros elementos importantes para construção de uma personalidade da marca consistente e única, identificável em qualquer ponto de contato com o cliente.

Dentro destes elementos, estão as fotografias usadas na comunicação da marca.

Você já parou para pensar o que essas fotografias dizem sobre sua marca? Como elas representam a essência e personalidade que a marca assume em outros canais? Elas transmitem o posicionamento da marca de forma clara?

Vejam as imagens abaixo:

Sua empresa usa imagens com esse “conceito” em materiais institucionais ou até mesmo promocionais?

Não vou entrar na questão de que está errado ou certo, até porque cada empresa deve ter um posicionamento diferente, mas será que essas imagens representam realmente esse posicionamento?

Se pararmos parar pensar (e pesquisar um pouquinho) iremos encontrar muitas marcas que usam esse tipo de imagem na comunicação. O fato é que muitas delas não usam essas imagens de forma estratégica ou planejada.

A Linguagem Fotográfica*  é o termo utilizado para a definição do uso de fotografias (aspecto visual e estilo da foto) partindo do conceito da identidade, posicionamento,  personalidade e atributos da marca. (essas fotografias ainda podem ser usadas com grafismos da identidade)

Com isso, a marca consegue agregar elementos que fortalecem sua identidade.

Voltando para as imagens acima, elas mostram-se corporativas e sérias. Mas muitas empresas são sérias. A questão é quais atributos da personalidade podem diferenciar essa seriedade, agregando valor para ela. Pensar em sua marca como se fosse uma pessoa é um bom exercício para entender melhor o uso dessas fotos. Se sua marca é séria, mas também provem de valores como comprometimento e preza pela honestidade e união, você deve pensar em como representar isso através de fotos. Demonstre esses valores. Não recicle imagens! Fuja dos estereótipos de pessoas de terno, sorrindo e apertando as mãos em salas de reunião.

Aquele papo de uma imagem vale mais que mil palavras é verdade. Elas representam muito e podem vir cheias de sensações. Além disso, ela pode vir a ser um componente forte na lembrança da marca.

Suas fotos dizem o que sua marca realmente é?

*esse termo pode mudar no nome mas provavelmente o significado e conceito devem ser os mesmos. Se em sua agência o termo ou conceito é diferente, conte-nos nos comentários para explorarmos ainda mais o assunto.

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Acredita que somente pessoas são fator de mudança. Fundador e Gestor do Ideia de Marketing, é consultor em marketing e branding.