Ações de Marketing Guerrilha se caracterizam por investimentos baixos e de curta duração de tempo, mas que em contrapartida, atingem e chamam atenção de um grande número de pessoas, impactando-as de uma forma mais consistente que a publicidade convencional. Somos bombardeados por milhares de informações por dia e nem sempre estamos dispostos a recebê-las. Com isso, a guerrilha aproxima-se com ações do cotidiano das pessoas, intervindo em suas ações diárias, transmitindo com maior eficiência a mensagem e proporcionando uma relação mais afetiva com a marca.

Essas ações acontecem fora da mídia convencional, objetivando surpreender o público e gerar conteúdo espontâneo nas mídias (off e on). O maior desafio delas está em criar situações criativas e originais que devem sempre partir de um objetivo central e resultados mensuráveis.

Por se tratar de ações com um baixo custo de investimento (na maioria dos casos), podem ser grandes aliadas a pequenas e médias empresas, cansadas de anunciar em impressos que pouco trazem resultados, por exemplo.

Vejam algumas ações criativas e bem planejadas de marketing de guerrilha:

1. Super Glue 3

Para mostrar a eficiência da cola, a Super Glue grudou uma moeda no chão junto a sua marca, mostrando a qualidade do produto de uma forma interessante e curiosa.

2. Campanha Alzheimer

Essa campanha foi feita para que as pessoas fizessem uma reflexão e viessem à ajudar os portadores de Alzheimer. Até mesmo para aceitá-los melhor, ao sentir na pele por o que passam.

 3. NatGeo

Para divulgar a série Tabu, a NatGeo suspendeu um adepto da modificação corporal a 50 metros do chão em plena Avenida Paulista. A ação gerou grande volume de mídia espontânea e interação em tempo real com as mídias sociais.

4. Lee Jean

Para divulgação de sua nova loja em Paris, a Lee Jean pendurou seus Jeans por uma grande parte da cidade, chamando a atenção e fazendo muito barulho (positivo).

 5. Unicef

Para chamar a atenção das pessoas quanto a qualidade da água em certas regiões do mundo, a Unicef criou uma máquina de refrigerante,  só que com água contaminada. Todo o dinheiro arrecadado foi doado. Veja case abaixo que repercutiu bastante e trouxe ótimos resultados.

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Acredita que somente pessoas são fator de mudança. Fundador e Gestor do Ideia de Marketing, é consultor em marketing e branding.