A música cria memórias, evoca o passado e é capaz de mudar nosso ânimo (podemos entender isso quando colocamos uma música para nos acalmar).

O som pode ser um importante componente para as marcas, e não digo aqueles que ignoramos em comerciais de TV ou rádio, mas sim, a música que toca no fundo de sites e lojas, ou até mesmo em toques de celular ou espera no telefone (este em especial é o que as empresas mais deixam de lado) . Estes sim podem criar uma forte relação com a marca e aumentar sua percepção sensorial.

Como disse nos outros post sobre BrandSense, muitas marcas focam apenas na audição e visão em suas estratégias. Porém, muitas vezes, vimos a audição como o simples ato de escutar, esquecendo de como o som pode influenciar na decisão de compra.

A primeira necessidade do profissional de marketing e propaganda é entender o papel que o som desempenhará para determinado produto ou serviço, buscando sempre transmitir através dele a personalidade da marca e aumentar a percepção da qualidade do produto.

Quando falamos em serviços, o som não precisa estar diretamente ligado a ele, mas pode ser um importante componente na experiência do cliente. Por exemplo, um som mais calmo em um restaurante na hora do almoço, pode proporcionar tranquilidade em um dia de trabalho agitado de seus clientes.

Mesmo em produtos, o som pode exercer uma função de “melhoria”, pois a relação sensorial aumenta percepção de qualidade. Em um dia de calor, num momento que está com muita sede, o que o som de uma latinha de refrigerante abrindo pode causar na sua percepção do produto? Só de escutar, esse som já lhe dá água na boca, não?

Veja abaixo alguns sons inconfundíveis. Perceba como eles se tornam verdadeiras marcas fortíssimas mesmo atuando sem outros componentes de identidade:

Entenda como seu público se relaciona com sua marca e produto, e se você ainda não incluiu um som como estratégia, não perca mais tempo! Na hora da compra, construa uma relação que vá além de preço, transforme este momento numa experiência que traga boas lembranças e sensações.

E então, qual é o som da sua marca?

banner clique
The following two tabs change content below.
Acredita que somente pessoas são fator de mudança. Fundador e Gestor do Ideia de Marketing, é consultor em marketing e branding.