O que você vê no espelho?

O que você vê no espelho?

Viajando nessa história do espelho lembrei-me de uma palestra que assisti sobre Gestão de Imagem e me perguntei, “Será que as empresas se olham no espelho?”

Você conhece o espelho do seu banheiro. Aquele que te mostra como você acorda com a cara amassada pela manhã, é o mesmo que depois reflete uma imagem embaçada quando você acaba de sair do banho, e que por sinal também é o mesmo em que você se vê bonito prestes a sair para o trabalho e o mesmo que te dá boa noite quando reflete seu cansaço e suas olheiras.

A tarefa de um espelho é um pouco mais complexa do que eu pensava antes de passear sem compromisso no assunto. Não sei ao certo o que as pessoas buscam ao se olharem no espelho, mas sei que nem sempre o que elas enxergam é uma correspondência da realidade.

Viajando nessa história do espelho lembrei-me de uma palestra que assisti sobre Gestão de Imagem e me perguntei, “Será que as empresas se olham no espelho?”. Depois disso pensei em qual seria o “espelho” em que as empresas se olham e cheguei a várias ideias. Sim, é claro que as empresas têm espelhos, mas esses espelhos são mais indicadores do que refletores.

As empresas se olham através de pesquisas de opinião quantitativas (que, a meu ver, não são lá muito confiáveis), ou qualitativas (um pouco mais elaboradas, mas sempre com interferências na elaboração e interpretação de resultados), resultados de vendas, ranking das empresas mais bem vistas pelos consumidores, etc etc etc. E assim elas correm para ganhar títulos e reconhecimento.

Eu diria que as pessoas vêem no espelho um pouco da realidade e um pouco de suas aspirações e desejos e a mesma coisa acontece com as empresas. Elas tentam ver nesses indicadores resultados que comprovem suas expectativas e mostrem que a empresa é vista por diversos públicos da mesma forma que ela se vê. Nesse ponto muito importa que as empresas sejam capazes de se construir com atuação e valores efetivos e que não se mostrem uma imagem do que sonham ser e não são.

O que sua empresa vê no espelho? Um reflexo indicativo ou uma tem uma visão ampla do que é e do que representa para a sociedade?

0

Giovana Cury

2 thoughts on “O que você vê no espelho?

  1. Bacana.

    Bom eu gosto dos indicadores. No entanto, obviamente, nunca basta uma análise fria e uma jorrada de números. Traduzindo pro seu texto não basta uma olhadinha rápida no espelho, é preciso tirar insights dessa avaliação que sempre se faz da própria gestão. Não só para corrigir ou alinhar as questões e falhas, mas para se inspirar mesmo no próprio trabalho.

    0

    [Reply]

  2. Eduardo, você entendeu minha idéia exatamente como eu gostaria que entendessem. Nao basta uma olhada rápida no espelho e as empresas precisam entender a necessidade de olhar analiticamente sua imagem refletida através dos olhos dos mais diversos públicos! Obrigada pelo complemento. Abs

    0

    [Reply]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *