Talvez a Agenda Cultural dessa semana não tenha muita ligação entre suas atrações, mas pode acreditar: é proposital. Cultura por muitas vezes acontece no meio da diversidade, acontece por suas diferentes vertentes e, aqui sempre que o couber no espaço, estarei divulgando tudo junto e misturado as diferentes formas de explorar esse mundo.

 CINEMA

Com 10 filmes nacionais exibidos em 10 meses de 2011, o Centro Cultural Banco do Brasil exibe em suas salas a mostra “Brasil – Tela para todos”. A mostra é uma oportunidade de divulgar produções recentes que não tiveram espaço nas grandes salas de cinema do país. Este mês é a vez do filme “Antes que o Mundo Acabe” – drama juvenil dirigido por Ana Luiza Azevedo.

QUANDO: de 01 a 30 de dezembro, de quintas à domingos – às 13h

ONDE: Centro Cultural Banco do Brasil – Rua Álvares Penteado, 112 – Sé

Tel.: 3113-3651

QUANTO: R$ 4,00

TEATRO

Se nos dias de hoje o preconceito com homossexuais e travestis ainda é grande, em época de ditadura talvez não fosse a melhor fase para se assumir. Depois de ser indicada ao Prêmio Shell, o espetáculo “Luiz Antonio – Gabriela” volta em cartaz em formato de documentário no Complexo Cultural Funarte São Paulo. O espetáculo interpretado pela Cia. Mungunzá de Teatro apresenta por meio de impressões recortadas, uma peça ambientada na época da ditadura militar, revelando a trajetória de um travesti de meia-idade que, posteriormente, torna-se uma figura conhecida no exterior sob o codinome Gabriela.

QUANDO: de 07 de outubro de 2011 a 29 de fevereiro de 2012 – Quintas, Sextas, Sábados e Domingos às 21h30min

 ONDE: Funarte – Al. Nothmann, 1.058 – Campos Elíseos – Centro – São Paulo.

Tel.: 3662-5177

QUANTO: R$ 5,00

EXPOSIÇÃO

Assimilar um animal a uma tipografia pode parecer loucura. E unir as características dos dois, no que pode dar?  Ao observar uma formiga que passava sobre o piso de seu estúdio, o designer gráfico Oded Ezer imaginou como seria se o inseto tivesse o formato de uma letra e também como seria uma letra formiga, meio a meio. Foi a partir disso que a exposição “Oded Ezer: Tipocriaturas” começou a ganhar vida. Trafegando por diferentes dimensões, os trabalhos do designer gráfico israelense exploram tanto o alfabeto romano, quanto o hebraico. Nas criações que misturam imagens tipográficas com a ideia de criaturas vivas, Oded Ezer utiliza materiais simples como pregos, resinas e pedaços de papel.

 

QUANDO: de 19 de novembro de 2011 a 26 de fevereiro de 2012

ONDE: Caixa Cultural Sé – Praça da Sé, 111 – Sé

Tel.: 3107-0498

QUANTO: Entrada Gratuita

Aproveite os últimos dias do ano para fechá-lo com chave de ouro envolto de muita cultura. A cultura não para, a arte não morre, a criatividade do artista eterniza e a curiosidade e apreciação do público faz toda ação acontecer. Que 2012 venha com muito mais ideias, muito mais inovação, transbordando criatividade e exalando arte! Feliz 2012 e boa cultura!

banner clique
The following two tabs change content below.

Mariana Melissa

Gestora de pessoas e Coordenadora de projetos at Ideia de Marketing
Graduada em Marketing e Gestão de Recursos Humanos, é apaixonada pela arte da escrita e pelas relações pessoais. Já trabalhou com comunicação interna, redação e marketing. Atualmente é Gerente de Projetos na agência Target Mais e está a frente dos projetos internos do Ideia de Marketing atuando como gestora de pessoas e conteúdo. marianamelissa.s@gmail.com