Antes de ler o post, tente descobrir quais são as marcas das imagens a baixo:

Você pode achar fácil demais, mas é aí que deve pensar: se desconstruirmos o formato de sua marca, ela se mantém familiar? No primeiro post sobre o BrandSense, fizemos um exercício com a desconstrução da identidade e agora, este que aborda o formato, um dos componentes mais esquecidos de uma marca.

Alguns produtos se tornam únicos, com imagens fortíssimas graças a seus formatos, com particularidades que a identificam mesmo com a “desconstrução”.  A garrafa da Coca-Cola, por exemplo (imagem 1), foi desenvolvida para que fosse reconhecida até quebrada, apenas observando os cacos de vidro, e vejam a força que ela tem hoje .

Determinadas marcas conseguem criar um relação efetiva nos formatos, transmitindo com isso, diversos sentimentos que o consumidor tenha adquirido com o passar do tempo, fortalecendo-as. Vejam como os arcos dourados são marca registrada do McDonald´s, eles são usados em todas as lojas da franquia pelo mundo.

Um outro exemplo que podemos citar, para provar a força de um formato, são as garrafas da Absolut (imagem 2). Desde 1981 , elas são são usadas como componente principal da comunicação da marca, que vão de anúncios criativos a desfiles de moda. Podemos notar a importância dada ao formato, em um curta produzido antes mesmo dos da BMW. Veja como usam o formato na comunicação:

Com certeza você deve ter adivinhado também a terceira imagem. O Fusca, conseguiu traçar linhas únicas totalmente reconhecíveis, mesmo se as peças estiverem desmontadas ou o carro batido. É um dos principais exemplos de como um formato pode ser uma marca. Não é à toa que mesmo perto dos seus 40 anos, ainda é admirado e cobiçado por muitos.

A curva da cintura da Barbie e seu corpo único (com todo respeito) é outro exemplo de um formato passível a desconstrução. Se sua marca  “desconstruir” seu formato e ainda sim manter-se reconhecível,  terá chego a um importante nível de elementos com um design típico e imagem forte no relacionamento com o consumidor.

Pense nisso proporcionalmente à sua marca, seu produto. Ainda temos muito a falar sobre este universo gigantesco do Brand Sense, espero contar contigo neste e nos próximos textos, comentando, sugerindo e agregando.

 


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Acredita que somente pessoas são fator de mudança. Fundador e Gestor do Ideia de Marketing, é consultor em marketing e branding.