Há quem diga que o Natal é uma data voltada a um consumismo irresponsável que reforça “valores do capitalismo”. Sou suspeito para falar, pois amo o Natal. Natal é muito mais que presentes e “gastação” de dinheiro, aliás, isso vai de pessoa para pessoa, até porque, você pode dar um presente sem gastar um real. E é no Natal que reencontramos ou falamos com pessoas que amamos mas que, por algum motivo, estão um pouco ausentes em nossa vida. Mas enfim, como em todas as outras datas comemorativas, o Natal traz consigo uma explosão de criatividade para divulgar produtos ou apenas aumentar o relacionamento das marcas com os consumidores.

Trago aqui, algumas dessas “criatividades”. Não são as melhores nem as piores, são apenas algumas que achei interessante diante as outras milhares… espero que gostem!

1 – Brinde

A gráfica Greenford, de Londres, desenvolveu um brinde interessantíssimo para o mercado (gráficas e agências) com Panettones  ótimos para seus clientes, os Diretores de Arte. Para quem não sabe, os pantones são as cores universais usadas no ramo gráfico, se quiserem, leiam melhor aqui. Vejam que bacana:

 2- Realidade aumentada

Além dos tradicionais copos (inspiradores) natalinos, este ano, a tecnologia também foi incorporada nos copos Starbucks. Aplicativos  para dispositivos iOS e Android, estão a disposição dos americanos desde o dia 15 de novembro, com interação da realidade aumentada.

3- Projeção 3D

Ainda com ajuda da tecnologia, a Saks, da Quinta Avenida em Nova Iorque, fez esse ano uma projeção 3D para comemorar a chegada do Natal. Esse tipo de ação já toma conta de marcas gringas, espero que a moda também pegue aqui no Brasil.

4- Propaganda

Aproveitando o gancho do Natal para divulgar o iPhone 4S e principalmente a ferramenta nova Siri, a Apple lançou uma propaganda em que o aparelho ajuda o Papai Noel na entrega dos presentes. (em inglês)

5- Embalagens

Não podemos deixar de citar algumas embalagens natalinas interessantes neste ano. Destaquei as três seguintes: Moët & Chandon, Kopenhagen e Baden Baden (todas via Embalagem Marca). Se você, leitor, tiver outras embalagens bacanas (natalinas, claro) envia para nós que atualizamos aqui e colocamos os créditos.

6- Vídeo

Para finalizarmos com chave de ouro, o Natal Digital deste ano, continuando o famoso vídeo do ano passado. (via Mídia 8)

Vou postar também o do ano passado, mesmo para quem já viu, vale a pena rever.

 

É isso, pessoal! Desejo a todos um ótimo Natal, com muito amor além de qualquer presente. O Ideia fez um cartãozinho singelo mas de coração, vejam aqui.


banner clique
The following two tabs change content below.
Acredita que somente pessoas são fator de mudança. Fundador e Gestor do Ideia de Marketing, é consultor em marketing e branding.