O ano está terminando e assim como nós, humanos, sentimos uma forte necessidade de fazer retrospectivas, colocar na balança os prós e contras dos melhores e piores dos 365 dias que passaram, o meio cultural também sente essa necessidade de expor as lembranças da linha do tempo que ficou no passado e devolver a vida ao o que já se passou. A Agenda Cultural dessa semana destaca atrações que, de alguma forma, retratam a nostalgia enfatizando a retrospectiva, seja de uma vida toda ou de uma semana que terminou. Confira!

EXPOSIÇÃO 

Fazer uma retrospectiva do dia de hoje talvez não faça muito sentido. Mas faça da semana que passou de uma forma diferente. Pense no agito e estresse da cidade de São Paulo e repense em seus movimentos. A mostra “Caos – SP sobre outros olhares” pretende provocar uma visão crítica sobre a cidade a partir de um ponto de vista diferente: propor ao visitante uma forma de ultrapassar o olhar comum, apresentando outra visão daquilo que vemos todos os dias, mas que não causa nenhuma forma de surpresa. A exposição mescla técnicas diferentes, como o pixo, grapixo e stencil – em uma tentativa de traduzir o recorte do caos urbano e de toda identidade da rua com a mesma intensidade e agressividade.

 

QUANDO: 16 de dezembro das 10h às 20h

ONDE: Centro Cultural da Juventude – Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha

Tel.: 3984-2466

QUANTO: Entrada Gratuita

DANÇA-TEATRO

Explorando as linhas que nos dividem e nos definem, o misto de teatro e dança “Memórias Paralelas” é uma inovadora obra do teatro de dança interpretativa. Delicado, minimalista e fisicamente intenso o dueto de dança teatro traça a trajetória de Jean Abreu e Jorge Garcia e suas vidas na sequência dos acontecimentos que os uniu a este momento.

QUANDO: 17 de Dezembro às 20h

ONDE: Teatro do SESI  – Av. Paulista, 1313 – Cerqueira César

Tel.: 3146-7405 ou 3146-7406

QUANTO: Entrada Gratuita (Limite de dois ingressos por pessoa.)

TEATRO

O dia a dia é repleto de momentos eternos e marcantes, basta saber apreciá-los e guardá-los da mesma forma que se cuida de um presente. A peça “A árvore seca” dirigida por Antonio Vanfill e Leandro Goddinho conta  a história de um personagem que narra sua vida do nascimento à velhice, pautada por momentos de felicidade extraídos de pequenos fatos do cotidiano.

QUANDO: 16 à 18 de dezembro. Sexta e sábado às 21h e domingo às 19h

ONDE: Teatro Cacilda Becker  – Rua Tito, 295 – Lapa

Tel.: 3864-4513

QUANTO: Entrada Gratuita (Retirar ingressos, até dois por pessoa, uma hora antes.)

DANÇA

Em 1999, milhares de mudanças foram prometidas, as retrospectivas poderiam ser novidades. Mas não foram. A cada manchete o papel de jornal envelhece. As notícias de hoje são outras e ao mesmo tempo são as mesmas de antes. Os discursos continuam cegos, surdos. O tempo avança e o homem contemporâneo, vestido de terno, continua aparentemente satisfeito e intocável. Nada ou quase nada abala as estruturas. Mas há momentos em que é necessário gritar, reclamar, gargalhar, escancarar os sintomas desse mundo imediatista apoiado nas aparências. Os debates rasteiros escondem o buraco e o vazio. O espetáculo de dança “1999=10” brinda com ironia a superfície, a prepotência, a soberba e o caos a que chegaram os “homens da caverna” do século XXI.

QUANDO: 17 de Dezembro às 17h (Espetáculo itinerante)

ONDE: SESC Ipiranga – Rua Bom Pastor 822 – Ipiranga

Tel.: 3340-2000 / 2215-8418

QUANTO: Entrada Gratuita

MAIS EXPOSIÇÃO 

O recorte de nosso passado-presente imediato desde o século XXI, é o foco da mostra coletiva que reúne artistas que começaram a tomar nota a partir do ano 2000. A exposição “Os dez primeiros anos” traz cerca de 50 artistas dos mais variados suportes, temáticas e origens mostrando o que de mais interessante puderam captar em suas observações durante esse período.

QUANDO: 13 de dezembro à 26 de fevereiro. Terça à domingo das 11h às 20h

ONDE: Instituto Tomie Ohtake – Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 – Pinheiros
Tel.: 2245-1900

QUANTO: Entrada Gratuita

Todo ciclo tem seu fim e todo fim merece uma retrospectiva. Olhe para o passado, seja ele de uma semana atrás ou de 365 dias, sem medo, sem receios. Liste os pontos positivos dos momentos e movimentos que passaram, balanceie os negativos e veja o que foi aproveitável. Assim como o que passou se transformou em arte nas atrações culturais dessa semana, transforme também os momentos da sua retrospectiva em arte eterna. Boa cultura!

banner clique
The following two tabs change content below.

Mariana Melissa

Gestora de pessoas e Coordenadora de projetos at Ideia de Marketing
Graduada em Marketing e Gestão de Recursos Humanos, é apaixonada pela arte da escrita e pelas relações pessoais. Já trabalhou com comunicação interna, redação e marketing. Atualmente é Gerente de Projetos na agência Target Mais e está a frente dos projetos internos do Ideia de Marketing atuando como gestora de pessoas e conteúdo. marianamelissa.s@gmail.com