Que a comunicação não deve ser feita pensando em consumidores, mas sim em pessoas, já se sabe. Ou ao menos se espera que sim. Que marcas precisam ser relevantes para a vida das pessoas, que on e off já não se diferencia, que qualidade não se discute, e ações precisam ser integradas, também. Ou ao menos, também assim se espera.

Então, confirma-se a teoria de que haverá espaço sempre, onde exista uma boa ideia, seja lá o nome que ela tenha. E para mim, o nome de uma boa ideia é inovação – deixando claro que inovação não é sempre algo novo.

E é sobre inovação que devo tratar aqui no Ideia de Marketing.

Cases de inovação no mercado de comunicação, desde soluções simples no dia a dia, até super inovações tecnológicas que tendem a mudar a forma como nos relacionamos.

Já assistiu o clássico Minority Report?

Aquele no qual o mocinho vive em 2054, e tem uma espécie de poder adivinhações, onde as pessoas são presas antes mesmo de cometerem os crimes. E quando ele se vê nessa situação, começa a desconfiar do sistema. Então, é mais ou menos assim…

Temos estudos, pesquisas, tendências em nossas mãos… mas já julgamos antes mesmo que elas atuem de fato. Mas o filme não foi citado aqui como uma metáfora (embora também). Mas o que quero deixar claro é que Steven Spielberg não criou um filme de ficção. A referência veio não só do livro de Philip K. Dick…. mas também da academia (MIT), onde estudava-se como as pessoas iriam se relacionar no futuro. Um local onde os ambientes fossem inteligentes, os dados estivessem nas pessoas, e que os movimentos pudessem ser detectados e gerassem interação.

A nova realidade que me refiro, amigos, é a realidade ambígua, hoje explicada pela teoria da Ubiquidade. Aquela que não fala só de on e offline entre estar ou não conectado, mas aquela que realmente te faz interagir sem saber se é com um elemento físico ou virtual. Que mudará a forma que fazemos compras, vamos ao banco ou ao médico… mas que hoje, já pode mudar a forma como nos comunicamos de forma relevante com os novos consumidores, com essas novas pessoas.

banner clique
The following two tabs change content below.
Diretora de Planejamento da i9 Comunicação e Inovação, co-founder da co-Event.co, atuou como Account Manager da YDreams Brasil. Colunista do blog Ideia de Marketing, co-organizadora do TEDxPortoAlegre, TEDxCuritiba e Startup Weekend no Paraná. Em constante estudo/prática nas áreas de planejamento criativo, gestão do conhecimento, empreendedorismo e inovação.