Acidentes causados por motoristas imprudentes. Essa foi à maior preocupação da JWT e Shell da Ucrânia, na criação de uma bela e inusitada ação que tinha como objetivo chamar a atenção destes motoristas.

O mecanismo que operava dentro de um bueiro, era acionado através de um radar que diante certa velocidade e distância, enchia um “balão em forma de pedestre”, um quase fantasma. (com certeza o vídeo explicará melhor)

Além de servir de alerta, o vídeo sobre a ação gerou uma grande discussão no dia seguinte sobre a questão da segurança rodoviária, teve grande repercussão dentro dos fóruns na Ucrânia.  (o vídeo teve mais de 200 mil visualizações em 3 semanas e 500 comentários)

Vejam o vídeo:

Tirando a parte em que poderia ter ocorrido um grave acidente com um dos motoristas, achei a ação bem legal.

Lembrou-me  outras que já postei aqui no Ideia em relação a acidentes de trânsito e que vale a pena relembrará-las.

O primeiro é um vídeo sobre o uso do cinto de segurança, bem emocionante por sinal:

O segundo, bem mais forte, faz um alerta as pessoas que dirigem alcoolizadas (ou até drogadas):

E o último, é uma ação genial (ao meu ver) alertando quanto ao uso do celular na direção.

Cada um com a sua particularidade, todos conseguiram passar a mensagem de forma criativa e efetiva. Apenas uma coisa me entristece: nenhum deles foi feito para os brazucas. Coincidência ou no Brasil não há investimentos em campanhas deste teor?

banner clique
The following two tabs change content below.
Acredita que somente pessoas são fator de mudança. Fundador e Gestor do Ideia de Marketing, é consultor em marketing e branding.