Vemos com cada vez mais frequencia o design sendo inserido como estratégia de diferenciação de produtos e com certeza isso só tende a crescer. E como não pensar em se diferenciar se o mercado cresceu, os concorrentes evoluíram e o público ficou mais exigente? Muitas vezes, os produtos possuem qualidade semelhante e a embalagem é uma forma de diferenciação e afirmação do posicionamento.

Poderíamos listar aqui dezenas, ou até centenas, de marcas com embalagens inovadoras e criativas. Mas separei aqui 10 embalagens com formas, cores e conceitos diferentes relacionados as garrafas (vidro e plástico) e frascos. Desde das mais tradicionais que já identificamos (as embalagens) como verdadeiras marcas até as mais originais que surgem a cada dia como uma busca de se relacionar melhor com seu consumidor.

1. Coca-Cola

Vamos começar com a mais tradicional e mais forte de todas: a garrafa da Coca-Cola.

Não podemos deixar de citá-la. A garrafa contour foi lançada em 1916, mas é celebrada até hoje por identificar uma das maiores marcas do mundo. Ela é um importante exemplo de como o design pode ser explorado não apenas no layout do rótulo, mas também em um formato que é facilmente assimilado pelos consumidores.

 

2. Johnnie Walker

Seguindo a linha tradicional e no formato da garrafa, é outro grande exemplo de como o formato pode se tornar um fortíssimo símbolo. Mas o vídeo poderá te explicar com mais eficiência o que quero dizer. Lembre-se apenas de associar “necessidade” com “criatividade” no momento em que o formato da garrafa é citado:

 

Demais, não é mesmo?

 

Vamos partir agora para embalagens mais artísticas e/ou joviais. Podemos ver claramente que as marcas de destilados tentam estabelecer um relacionamento mais íntimo com o público jovem, os próximos três exemplos irão simbolizar isto:

3. Cachaça 51 (Black)

Lançada há alguns meses, objetiva um público mais jovem e adeptos ao agito noturno.

 

4. Tequila 1800

Acabou de lançar a Linha Essencial Artists. A linha conta com diferentes olhares a luta livre, aderindo também as garrafas mais artísticas.

5. Absolut

Já famosas por trazer em suas garrafas verdadeiros instrumentos de arte, a marca apresentou há alguns meses um projeto (chamado Absolut Blank) que reúne 18 promissores artistas do mundo.  O resultado foi este que você vê abaixo:

6. Evian

Mas não são apenas bebidas alcoólicas que inovam em formatos e rótulos. A  água mineral francesa Evian, em  parceria com a grife Courrèges, lançou uma edição limitada que une leveza e elegância, características das duas marcas.

7. Vodka Finlandia

A marca que está chegando ao Brasil, possui embalagens mais “robustas” e vai lançar aqui sua nova embalagem premiada pela Glass Packing Institute como a embalagem de melhor design no segmento.  A garrafa remete a aparência de um derretimento de gelo, celebrando suas formas naturais, e faz alusão ao gelo glacial, principal matéria-prima da vodka importada.

8. Gatorade

A bebida isotônica mais popular do mercado, Gatorade, lançou em março sua nova embalagem. Com uma identidade visual forte e impactante, será um produto com mais força ainda no PDV. Pena que ainda não chegaram ao Brasil (não encontrei informações sobre isso, mas corrija-me se estiver errado, por favor).

9. Campo Largo

Mais um exemplo de que boas embalagens não vivem apenas de layouts de rótulos artísticos, o suco de uva Campo Largo, desenvolveu uma garrafa simples, objetiva e com formato que facilita o manuseio, além de elementos como cachos de uva em alto relevo no ombro. Gostei bastante da simplicidade, transmitindo força e tradição.

10. Rum Malibu

Por último, mas não menos criativa, a Malibu apresentou suas novas embalagens para o verão, em edição limitada. O resultado são duas garrafas com tons intensos, lembrando as cores da estação. Muito bonitas!

Espero que tenham gostado! Quem sabe daqui um tempo reúno outras dez garrafas, tomara.

 

 

banner clique
The following two tabs change content below.
Acredita que somente pessoas são fator de mudança. Fundador e Gestor do Ideia de Marketing, é consultor em marketing e branding.