Embalagens: 10 garrafas criativas e “fortes”

Embalagens: 10 garrafas criativas e “fortes”

Vemos com cada vez mais frequencia o design sendo inserido como estratégia de diferenciação de produtos e com certeza isso só tende a crescer. E como não pensar em se diferenciar se o mercado cresceu, os concorrentes evoluíram e o público ficou mais exigente? Muitas vezes, os produtos possuem qualidade semelhante e a embalagem é uma forma de diferenciação e afirmação do posicionamento.

Poderíamos listar aqui dezenas, ou até centenas, de marcas com embalagens inovadoras e criativas. Mas separei aqui 10 embalagens com formas, cores e conceitos diferentes relacionados as garrafas (vidro e plástico) e frascos. Desde das mais tradicionais que já identificamos (as embalagens) como verdadeiras marcas até as mais originais que surgem a cada dia como uma busca de se relacionar melhor com seu consumidor.

1. Coca-Cola

Vamos começar com a mais tradicional e mais forte de todas: a garrafa da Coca-Cola.

Não podemos deixar de citá-la. A garrafa contour foi lançada em 1916, mas é celebrada até hoje por identificar uma das maiores marcas do mundo. Ela é um importante exemplo de como o design pode ser explorado não apenas no layout do rótulo, mas também em um formato que é facilmente assimilado pelos consumidores.

 

2. Johnnie Walker

Seguindo a linha tradicional e no formato da garrafa, é outro grande exemplo de como o formato pode se tornar um fortíssimo símbolo. Mas o vídeo poderá te explicar com mais eficiência o que quero dizer. Lembre-se apenas de associar “necessidade” com “criatividade” no momento em que o formato da garrafa é citado:

 

Demais, não é mesmo?

 

Vamos partir agora para embalagens mais artísticas e/ou joviais. Podemos ver claramente que as marcas de destilados tentam estabelecer um relacionamento mais íntimo com o público jovem, os próximos três exemplos irão simbolizar isto:

3. Cachaça 51 (Black)

Lançada há alguns meses, objetiva um público mais jovem e adeptos ao agito noturno.

 

4. Tequila 1800

Acabou de lançar a Linha Essencial Artists. A linha conta com diferentes olhares a luta livre, aderindo também as garrafas mais artísticas.

5. Absolut

Já famosas por trazer em suas garrafas verdadeiros instrumentos de arte, a marca apresentou há alguns meses um projeto (chamado Absolut Blank) que reúne 18 promissores artistas do mundo.  O resultado foi este que você vê abaixo:

6. Evian

Mas não são apenas bebidas alcoólicas que inovam em formatos e rótulos. A  água mineral francesa Evian, em  parceria com a grife Courrèges, lançou uma edição limitada que une leveza e elegância, características das duas marcas.

7. Vodka Finlandia

A marca que está chegando ao Brasil, possui embalagens mais “robustas” e vai lançar aqui sua nova embalagem premiada pela Glass Packing Institute como a embalagem de melhor design no segmento.  A garrafa remete a aparência de um derretimento de gelo, celebrando suas formas naturais, e faz alusão ao gelo glacial, principal matéria-prima da vodka importada.

8. Gatorade

A bebida isotônica mais popular do mercado, Gatorade, lançou em março sua nova embalagem. Com uma identidade visual forte e impactante, será um produto com mais força ainda no PDV. Pena que ainda não chegaram ao Brasil (não encontrei informações sobre isso, mas corrija-me se estiver errado, por favor).

9. Campo Largo

Mais um exemplo de que boas embalagens não vivem apenas de layouts de rótulos artísticos, o suco de uva Campo Largo, desenvolveu uma garrafa simples, objetiva e com formato que facilita o manuseio, além de elementos como cachos de uva em alto relevo no ombro. Gostei bastante da simplicidade, transmitindo força e tradição.

10. Rum Malibu

Por último, mas não menos criativa, a Malibu apresentou suas novas embalagens para o verão, em edição limitada. O resultado são duas garrafas com tons intensos, lembrando as cores da estação. Muito bonitas!

Espero que tenham gostado! Quem sabe daqui um tempo reúno outras dez garrafas, tomara.

 

 

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Paulo Lima

Acredita que somente pessoas são fator de mudança. Fundador e Gestor do Ideia de Marketing, é consultor em marketing e branding.

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