Há tempos que o design foi inserido na música fortalecendo a personalidade do artista ou banda.

Isto começou a se intensificar em meados dos anos 60, onde a música era a maior ferramenta para expressar as ideias de paz, amor e liberdade, contidas nos shows, drogas e músicas. O design virou outra forma de expressão.  O design gráfico passou a ser um importante meio comercial para a indústria cultural que buscava se apropriar desses ícones dos movimentos sociais. Roupas, capas e discos tornaram-se tão importantes quanto as mensagens contidas nas músicas, isto porque, o design consegue transmitir personalidade e identidade. (o que é muito claro em cantores e bandas, caracterizados pelas músicas, modo de vestir…)

São muitos os exemplos que poderíamos citar que, naquela época, tornariam-se ícones deste vínculo entre música e design. Vamos citar um:


O trabalho de design feito para o Joy Division foi fundamental para a construção de uma imagem da banda que se tornou referência dos anos 80.  Peter Saville foi o designer responsável que soube enxergar e mesclar pontos de vista para expressar toda esta cultura e imagem da época.

No cenário atual, tenho um exemplo que o design gráfico conseguiu expressar (como Joy Division nos anos 80) uma cultura e referências históricas que fortaleceram a imagem da banda. Estou falando do grupo de música popular portuguesa, Deolinda, que tem um trabalho muito bacana e consegue transmitir tudo em sua identidade:

As músicas são inspiradas pelo fado e músicas tradicionais e as capas dos Cds mostram traços desta tradição e cultura (assim como o site, quem quiser dar uma olhada http://deolinda.com.pt/ – álbum da primeira capa acima).

Enfim, o design faz parte de uma expressão de arte que consegue estabelecer um diálogo com seu público. Escrevi este texto de forma bem resumida, mas poderíamos ficar discutindo este tema por muito tempo, afinal, o design faz parte de cada ação do nosso dia.

Texto com referência no artigo de  Ericson Straub: “Artes que se completam”, abcDesign Jul/Ago/Set/2011.

 

banner clique
The following two tabs change content below.
Acredita que somente pessoas são fator de mudança. Fundador e Gestor do Ideia de Marketing, é consultor em marketing e branding.