A Lei do “Unidos Venceremos” tem alcançado seus objetivos com esforço na batalha contra o nosso ego e suas ramificações de “ismos”, que vão do egoísmo ao comodismo. Assim, diante de tantos propósitos e tamanha tecnologia surgiram os Flash Mobs. E pode acreditar, você está a um passo de entender bem mais sobre o assunto!

Flash Mobs são aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, estas se dispersam tão rapidamente quanto se reuniram. A popularização do movimento deu-se principalmente pelo sucesso da internet, o que permite as pessoas verem as comunidades virtuais, manifestarem-se fisicamente e literalmente. Ele é também uma estratégia de marketing usada para aparências promocionais. O motivo destes movimentos são assuntos de interesse coletivo, que variam de causas amplamente importantes à puro entretenimento. O foco é formar uma multidão instântea com causas em comum e agir!

No mundo inteiro, flash mobs vêm ganhando cada vez mais aspectos políticos e não apenas a função de mudar a rotina ou modificar o meio urbano. Na Rússia, por exemplo, um grupo de pessoas se reuniu ao redor de um caixão e de mãos dadas, formando um quadrado, declararam em luto a “morte da democracia”. Por lá, os protestos são intensificados, e os flash mobs são alternativas cada vez mais aceitas por serem organizados rapidamente, atraírem um grande número de pessoas e se dispersar rapidamente, impedindo a ação da polícia e evidenciando a importância das causas.

De forma resumida, vamos pincelar os principais (e mais inusitados) Flashs Mobs, como o Pillow Fight, a famosa guerra de travesseiros que ganhou um novo formato quando passou a integrar o quadro de flash mobs. Temos o estranho Zombie Walk, mob onde as pessoas se juntam para passar algum tempo caracterizadas como zumbis e agindo como tal, dispersando-se em seguida. O Improv Everywhere,  um dos grupos mais famosos no meio dos flash mobs, consiste em criar eventos rapidamente mobilizando pessoas  utilizando sua rede de contatos, e tem mais, quando este surpreende e envolve um grande número de pessoas, independente do lugar e das circunstâncias, ganha o título de Happening! Para fechar, o Urban Playground, (meu preferido!) que pretende simplesmente usar o espaço urbano para promover encontros onde as pessoas possam divertir-se, como uma batalha de bolhas de sabão, uma gigantesca luta de travesseiros e outros. Este movimento diferencia-se de um flash mob convencional  pois as pessoas podem permanecer no local por mais tempo que o comum, permitindo maior contato entre os participantes, e o objetivo por trás das reuniões é fazer com que as pessoas pratiquem atividades e percam os hábitos sedentários, fazendo do urban playground parte da cultura das pessoas.

Responsável público percebam o senso de coletividade que a internet traz! Nossa missão é cuidar do tema de forma criativa e indicar maneiras simples e cotidianas para minimizar os danos que causamos ao nosso planeta. Afinal, você pode até ser parte deste problema, mas se torna parte da solução quando percebe que suas pequenas atitudes têm impacto no todo, e que o futuro certamente será melhor quando aprendermos a naturalmente nos MOB quanto ao próximo!

·         Oprah Flash Mob Dance, entre no clima e inspire-se a promover um FLASH MOB inovador!

 

banner clique